BRK é multada por crime ambiental

BRK é multada por crime ambiental

Empresa abandona estações de tratamento de esgoto e dejetos de vários conjuntos habitacionais em Rio Largo

Os esgotos de três conjuntos habitacionais no município de Rio Largo, localizado na região metropolitana de Maceió, estão sendo direcionados para Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratagy e para o Rio Mundaú. Por esta razão, a Prefeitura de Rio Largo multou a BRK Ambiental por abandono das estações de tratamento de esgoto e dejetos.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Alder Flores, entre as irregularidades constadas está o funcionamento irregular e lançamento de esgotos in natura nos recursos naturais, ou seja, no recurso hídrico dos conjuntos habitacionais Barnabé Oiticica, Bosque dos Palmares e Antônio Lins.

A fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Largo, no mês de agosto passado, constatou as irregularidades nestas unidades e lavrou um auto de constatação e de multa.

Alder Flores explicou que na infração ambiental foi lavrado um auto de multa de R$ 400 mil. “A empresa BRK Ambiental apresentou defesa prévia tempestivamente. Após analisar a defesa apresentada a mesma foi rejeitada e a penalidade foi mantida. No entanto, ainda cabe recurso. Por se tratar de uma infração grave, o processo será remetido até a próxima sexta-feira (17) ao Ministério Público da Comarca de Rio Largo, para as providências cabíveis”, salientou.

Ele disse também que infração foi referente a uma multa, mas que outra será estipulada sendo ainda mais alta em razão da reincidência.

“Na época quando a Casal – Companhia de Saneamento de Alagoas – tomava conta das estações também era bastante deficiente, inclusive chegando a ocorrer uma explosão em um reator biológico por deficiência nas operações e manutenção. Mas o problema piorou em razão do total abandono destas unidades”, observou o secretário.

“A BRK apresentou defesa, mas que recentemente não foi acatada pelo poder público. A empresa foi alvo de nova fiscalização e mais uma vez constatamos as mesmas e outras irregularidades, tendo sido lavrado nova autuação e notificação com prazo de até 48 horas para que os esgotos fossem retirados em caminhões de limpa fossas e destinados para um local ambientalmente licenciado”, reforçou Alder Flores.

@conexaonawebofc

Fonte: Tribuna Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *