Os acidentes de trânsito lideram as ocorrências atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas. Segundo o Núcleo de Estatísticas do Samu Alagoas, o socorro às vítimas de acidentes de trânsito representa cerca de 20% entre todas as 23 categorias de ocorrências registradas em Alagoas. Só no mês passado foram notificados 635 destes atendimentos, superando os casos de Covid-19, que desde o início da pandemia, lideravam o ranking.
Para se ter ideia, só de janeiro a agosto deste ano foram 4.965 vítimas do trânsito atendidas e encaminhadas para hospitais em todo o Estado.
Além das medidas preventivas de segurança, como a direção defensiva e o uso de cinto de segurança ou capacete, é importante saber como proceder com as vítimas em casos de acidente. De acordo com a médica e supervisora do Samu Alagoas, Josileide Costa, ao presenciar um acidente, é necessário ligar imediatamente para o Samu, através do número 192, para receber as informações adequadas.
“A orientação é sempre manter as vítimas na mesma posição enquanto aguarda o resgate. Como nem todo mundo tem conhecimento técnico para os procedimentos médicos, remover o acidentado pode ser muito prejudicial, levando a sequelas, muitas vezes irreversíveis e, até a óbito”, explica a supervisora.
@conexaonawebofc
Fonte: Cada Minuto

Aqui você encontra interatividade, dicas, entretenimento, politica, religioso, esportes de Alagoas, Brasil e mundo!