Bolsonaro prevê autorizações e concurso INSS ganha força
O presidente Jair Bolsonaro confirmou que seleções pontuais serão autorizadas em 2022, favorecendo assim a realização do concurso INSS.
18/11/2021 09:30 | Atualizado: 18/11/2021 10:53
SEGUIR
O concurso INSS 2022 tem mais um indicativo de que poderá ser autorizado pelo Ministério da Economia. Na última terça-feira, 16, o presidente da República, Jair Bolsonaro, falou sobre a possibilidade de novos editais federais no ano que vem.
“Concurso público (vamos autorizar) apenas o essencial, como fizemos com a PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal)”, disse o presidente.
Desta forma, a autorização para o Instituto Nacional de Seguro Social pode estar mais perto. Isso porque a autarquia tem um dos quadros mais defasados do país, tornando o novo edital essencial para a continuidade dos serviços à população.
Segundo o INSS, para os próximos cinco anos, cerca de 4.569 servidores estarão em abono de permanência ou, ainda, aposentados.
Considerando o atual quadro de 20.301 servidores, esse quantitativo corresponderá a 22,50% do efetivo, representando um risco à performance institucional, segundo a autarquia.
“Soma-se a isso o fato de outras situações não previstas, tais como falecimento, afastamentos legais, demissões, exonerações e vacâncias, cessões, requisições e movimentações para outros órgãos”, explicou o INSS em ofício enviado ao ME.
Além disso, o Instituto explica que o seu quadro de temporários também será reduzido, com a saída de 2.275 contratados. Isso porque esses contratos terminarão em dezembro deste ano.
“(A saída) impactará diretamente no atendimento à população, ocasionando o aumento de demandas judiciais, aumentando o custo da máquina pública, além de provocar o não atendimento da população”, disse o INSS no documento.
Desta forma, o Instituto reforça que a contratação de servidores públicos possibilitará que o INSS cumpra sua missão institucional, “com o reconhecimento tempestivo de direitos previdenciários do RGPS e demais serviços prestados à sociedade, sem prejuízo ao atendimento aos cidadãos”.
@conexaonawebofc
Fonte: A folha
Aqui você encontra interatividade, dicas, entretenimento, politica, religioso, esportes de Alagoas, Brasil e mundo!