Cidade de SP acena para liberação de máscaras em locais abertos, mas aguarda decisão do estado

Cidade de SP acena para liberação de máscaras em locais abertos, mas aguarda decisão do estado

Rovena Rosa/Agência Brasil

Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes afirmou que já é possível desobrigar o uso da máscaras em locais abertos na capital paulista

Em entrevista à CNN, o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) afirmou que já é possível desobrigar o uso da máscaras em locais abertos na capital paulista. Segundo ele, a prefeitura entregou um estudo sobre o tema ao vice-governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB).

Nunes afirma que o cenário epidemiológico aponta para a possibilidade de retirar a obrigatoriedade da proteção facial em ambientes abertos, como ruas, parques e o autódromo. Ele destaca a ampla vacinação, com 100% de adultos e 80% de crianças imunizadas, aliada à diminuição da ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) como indicadores que permitem a flexibilização.

“Com a liberação por parte do estado, nós acompanharemos a decisão, porque nosso estudo epidemiológico diz que é adequado. A cidade de São Paulo já entende que não há mais necessidade de obrigar o uso de máscaras em locais abertos. O governo do estado, eventualmente, anunciando isso amanhã, a prefeitura da capital vai acompanhar a decisão”, disse.

Passaporte da vacina
A exigência de passaporte vacinal no município está em discussão pela equipe da prefeitura. “Devemos ter uma resposta até sexta-feira [11] vamos continuar exigindo passaporte da vacina. A princípio, nem precisaria, porque todo mundo está vacinado. Estamos vendo questões que envolvem alguém que vem de fora do estado ou do país”, disse Nunes.

Segundo Nunes, a equipe avalia retirar a obrigatoriedade do passaporte da vacina seguindo o avanço da vacinação.

“Estamos sugerindo colocar uma relação disso com a vacinação, à medida que a gente atingir 80% ou 90% da cobertura com dose de reforço, vacinação de 100% das crianças, enfim […] Tudo está atrelado ao avanço da vacinação”.

Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *