Temporal mata 24 pessoas, deixa desabrigados e devasta áreas em SP

Temporal mata 24 pessoas, deixa desabrigados e devasta áreas em SP

As fortes chuvas que caíram neste fim de semana em São Paulo causaram ao menos 24 mortes e deixaram dezenas de desabrigados em várias áreas do estado de São Paulo, principalmente no litoral. As tempestades provocaram alagamentos, deslizamentos e interditaram trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios.

Segundo informou neste domingo (19) a Defesa Civil, o volume de chuva nas últimas 24 horas superou o esperado para todo o mês em três das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), região fortemente castigada pelos temporais.

Veja, abaixo, as principais informações sobre a tragédia:

No Litoral Norte, morreram ao menos 24 pessoas morreram, sendo 23 em São Sebastião e uma em Ubatuba, informaram as prefeituras.
Uma das vítimas é uma menina de 7 anos que, na madrugada deste domingo, foi soterrada por uma pedra de duas toneladas em Ubatuba. Em São Sebastião, uma mulher de 35 anos morreu depois de ter sido atingida por uma árvore.
No bairro Vila do Sahy, em São Sebastião, uma criança de 2 anos foi resgatada dos escombros e levada pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar (PM), ao Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba.
Segundo o governo estadual, mais de 550 pessoas precisaram deixar suas casas no litoral. Há registro de 228 pessoas desalojadas e de 338 desabrigadas.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), afirmou neste domingo que 50 casas desabaram na cidade e disse: “Cena assustadora”.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decretou estado de calamidade nos municípios de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga.
Em vários pontos do litoral paulista, há registros de falta de água, luz e sinal de celular.
Foram registradas interdições nas rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios (veja, ao final desta página, a situação das estradas e rotas alternativas).
Helicópteros da PM enfrentaram dificuldades para resgatar vítimas devido ao tempo fechado.
O Exército enviou aeronaves para ajudar nos trabalhos.
Mais de 100 bombeiros iniciaram os trabalhos nas buscas em São Sebastião e Ubatuba.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que deve viajar ao litoral de SP nesta segunda-feira (20) e que o governo federal está à disposição para atuar nas áreas atingidas.

@conexaonawebofc
Fonte: GazetaWeb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *