Diminuição de nível dos Rios em Alagoas, mas Jacuípe ainda corre perigo
As fortes chuvas que atingiram muitas cidades e ficaram debaixo d’ água neste fim de semana (8), (9), a alta elevação dos Rios estão estáveis nas primeiras horas desta segunda, 10, como expõe o boletim do Sistema de alerta dos níveis dos Rios, publicado no site da secretaria de Estado do meio ambiente e Recursos Hídricos (Semarh)
A informação, que foi bastante atualizada, apareceu, por volta das 6h, o Rio Jacuípe ainda indica alerta, porque apresenta mais de 5 metros, mas já diminuiu em comparação ao final de semana. Segundo a Simarh, o nível segue baixando, o que deixa a população aliviada de Jacuípe, afetada com as fortes chuvas.
“Em Jacuípe, o Rio está a mais de 60h transbordando, é muito tempo, nem o ano passado ficou tanto tempo assim”, disse Douglas Gomes, chefe do setor de desastres Naturais da defesa Civil Estadual.
O Rio Mundaú também está em nível reduzido. Mas, em Rio Largo o Rio Mundaú apresenta-se muito cheio, acima de 6 metros. Já nos Municípios de Murici, Santana do Mundaú e União dos Palmares que também foram afetados pelas enchentes, o nível permanece estável nas primeiras horas da manhã.
A cidade de Atalaia foi uma das primeiras a ser atingida. O Rio Paraíba mostra-se estável, com o nível abaixo de 3 metros. “Os números continuam elevados, porque mesmo parando de chover forte o nível dos rios continuam elevados, porque mesmo parando de chover forte o nível dos rios continuam altos, existe risco de voltar a chover e por prevenção não podemos autorizar a volta de forma imediata. Outro motivo é que as casas estão ainda bem molhadas, por questões de saúde não é aconselhável voltar agora”, destacou Gomes.
Fonte: TNH1.COM.BR