Diminuição de nível dos Rios em Alagoas, mas Jacuípe ainda corre perigo

Diminuição de nível dos Rios em Alagoas, mas Jacuípe ainda corre perigo

As fortes chuvas que atingiram muitas cidades e ficaram debaixo d’ água neste fim de semana (8), (9), a alta elevação dos Rios estão estáveis nas primeiras horas desta segunda, 10, como expõe o boletim do Sistema de alerta dos níveis dos Rios, publicado no site da secretaria de Estado do meio ambiente e Recursos Hídricos (Semarh)

A informação, que foi bastante atualizada, apareceu, por volta das 6h, o Rio Jacuípe ainda indica alerta, porque apresenta mais de 5 metros, mas já diminuiu em comparação ao final de semana. Segundo a Simarh, o nível segue baixando, o que deixa a população aliviada de Jacuípe, afetada com as fortes chuvas.

“Em Jacuípe, o Rio está a mais de 60h transbordando, é muito tempo, nem o ano passado ficou tanto tempo assim”, disse Douglas Gomes, chefe do setor de desastres Naturais da defesa Civil Estadual.

O Rio Mundaú também está em nível reduzido. Mas, em Rio Largo o Rio Mundaú apresenta-se muito cheio, acima de 6 metros. Já nos Municípios de Murici, Santana do Mundaú e União dos Palmares que também foram afetados pelas enchentes, o nível permanece estável nas primeiras horas da manhã.

A cidade de Atalaia foi uma das primeiras a ser atingida. O Rio Paraíba mostra-se estável, com o nível abaixo de 3 metros. “Os números continuam elevados, porque mesmo parando de chover forte o nível dos rios continuam elevados, porque mesmo parando de chover forte o nível dos rios continuam altos, existe risco de voltar a chover e por prevenção não podemos autorizar a volta de forma imediata. Outro motivo é que as casas estão ainda bem molhadas, por questões de saúde não é aconselhável voltar agora”, destacou Gomes.

Fonte: TNH1.COM.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *