Quatro aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) vão fazer um sobrevoo especial em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, no dia 2 de julho.
O Esquadrão, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, vai se apresentar em dois momentos: às 8h30, nos céus do Largo da Lapinha, e à tarde, às 16h15, na Praça do Campo Grande.
O grupo, formado por oficiais e graduados, vai utilizar aeronaves A-29 Super Tucano no espetáculo, um modelo de caça responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do país.
Objetos pessoais, fotos, vídeos e uma réplica do avião Demoiselle fazem parte de uma exposição que fica até 30 de julho no Salão Negro do Congresso Nacional para comemorar o sesquicentenário de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. O acervo é do Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. O historiador Maurício Inácio da Silva destaca a importância de Santos Dumont para a aviação e defende o ineditismo de sua invenção, mesmo diante da polêmica com os norte-americanos irmãos Wright. Ele conta que o Demoiselle era um avião mais leve do que o 14 Bis, a obra mais famosa de Santos Dumont, alcançava a velocidade de 90 km/hora e era usado pelo aviador para fazer visitas a membros da alta sociedade parisiense. Segundo o historiador, atividades em outras cidades brasileiras vão fazer parte das comemorações dos 150 anos de Santos Dumont e dos 50 anos do Museu Aeroespacial.
Recentemente, o KC-390 obteve a Capacidade Operacional Plena (FOC na sigla em inglês), que comprova que o avião pode realizar todos os tipos de missão planejadas durante seu desenvolvimento.
A FAB também recebeu o sexto avião cargueiro multimissão, justamente a primeira aeronave que obteve o FOC e foi entregue ao esquadrão Zeus.
Fonte: fab.mil.br