Primeira ministra negra do Brasil é presença confirmada na XII Conferência Estadual da Advocacia
Edilene Lobo, que assumiu como ministra titular do TSE na última semana, fará a conferência de encerramento do evento que acontece nos dias 5 e 6 de outubro, em Maceió
A primeira mulher negra a participar de uma sessão de tribunal superior na história do Brasil é presença confirmada na XII Conferência Estadual da Advocacia, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro, no Hotel Jatiúca, em Maceió. Trata-se de Edilene Lobo, ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que fará a conferência de encerramento do evento, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL).
Confira a programação completa
Edilene Lobo, que é ministra substituta, fez história nessa quinta-feira (28), quando compôs a bancada do TSE em substituição ao ministro titular, André Ramos Tavares. Ao pedir a palavra, ela falou sobre a representatividade da mulher negra nos cargos públicos e espaços de poder.
Ela citou a responsabilidade de sentar na cadeira de ministra e disse que tal oportunidade é resultado de uma luta histórica, de grupos minorizados.
“Ao ocupar essa cadeira hoje pela primeira vez, como ministra substituta, é um orgulho e também uma responsabilidade. Perpassando a minha vida profissional como advogada e como professora, lembrando da minha paixão pelo Direito e da minha fidelidade pela democracia, eu quero dizer que este lugar não é só meu, não é só de uma pessoa. Este lugar e esta missão são, a um só tempo, resultado e ponto de partida de lutas históricas, de grupos minorizados, para vencer a herança estrutural de desigualdade de oportunidades que precisa ser superada em nossa nação”, falou.
Ela citou alguns números que estampam a realidade vivida pelas mulheres negras no país. “Negras são apenas 5% da magistratura nacional; havendo apenas uma senadora autodeclarada negra, portanto, 1% do Senado; 30 deputadas, correspondendo a cerca de 6% da Câmara Federal; mulheres negras ocupam 3% dos cargos de liderança no mundo corporativo, mas são 65% das empregadas domésticas”, afirmou.
E é essa mulher forte, negra, pioneira, que estará compondo um dos painéis da XII Conferência Estadual da Advocacia. As inscrições para o evento ainda estão abertas e muitos outros grandes nomes do meio jurídico estarão participando do evento e promovendo debates importantes para a advocacia.
Aqui você encontra interatividade, dicas, entretenimento, politica, religioso, esportes de Alagoas, Brasil e mundo!