Festa de 4 em 4 anos, planos ousados e superstição: como os aniversariantes que nasceram em ano bissexto celebram a data?
Pedro Henrique Moraes exibe com orgulho a certidão de nascimento que comprova: ele nasceu no dia 29 de fevereiro de 2000. Mas, por pouco, o jovem não veio ao mundo em 1º de março.
“Por causa de alguns minutinhos não nasci no dia 1º. Minha mãe achou bem legal eu ter nascido no dia 29 e me registrou naquela data mesmo”, diz.
Mas afinal, por que isso acontece? O que é ano bissexto? De quatro em quatro anos – salvo algumas exceções -, fevereiro tem um dia a mais. Isso acontece, pois a Terra leva cerca de 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos para dar uma volta completa ao redor do sol.
Sendo assim, algumas horas “extras” vão se acumulando e a soma resulta em 24 horas a mais, que vão para o calendário de um único ano, sempre no dia 29 de fevereiro.
É o caso de 2024, que tem 366 dias ou invés de 365. E, neste ano, é o momento de comemoração na casa do Pedro. Algo como uma Copa do Mundo, já que só acontece de quatro em quatro anos.
“Quando não tem a data [29] a gente não faz nada, não comemora. As pessoas me perguntam ‘quando te dou parabéns?’, eu deixo a pessoa decidir. Mas meu amigo mais próximo, por exemplo, só me dá parabéns quando tem dia 29. Eu até falo ‘até o ano que vem’”,
Djalma Moraes também faz questão de comemorar o aniversário todo dia 29 de fevereiro. Mas ele é mais ousado e sempre planeja algo diferente para a data, como saltar de paraquedas.
“Procuro tentar achar alguma coisa diferente pra fazer em ano bissexto, seja uma viagem, uma atividade esportiva, algo diferente pra dar aquele ‘up””, comenta.
Djalma faz 44 anos nesta quinta-feira (29), mas, em tese, fez aniversário apenas 12 vezes. Quando o ano não é bissexto, ele também comemora. Mas em qual data?
“Não importa a data, nem a data oficial. Comemoro do mesmo jeito, agradeço muito a Deus porque é mais um ano sendo agraciado com a vida”, celebra.
Parabéns precisa ser em fevereiro
Quem também nasceu em ano bissexto é Julia Elisa da Silva Vieira Carvalho, que completa 24 anos neste dia 29 de fevereiro.
Se não fosse ano bissexto, a comemoração já teria acontecido. Isso porque Julia, desde que se lembra, comemora o aniversário no dia 28 de fevereiro. “Não sei dizer em que momento entendi que minha data de aniversário era diferente das outras pessoas. Mas sei que sempre comemorei um dia antes. Acho que foi algo decidido pelos meus pais que se tornou ‘oficial’”, comenta.
Apesar de não se considerar supersticiosa, Julia diz que prefere receber os votos de feliz aniversário antes ou no dia 29 de fevereiro, mas nunca depois.
“Os presentes também, prefiro receber ainda em fevereiro. E o pessoal se acostumou. Tanto que nesse ano eu comecei a receber os parabéns no dia 28. Acho que a turma esqueceu que era ano bissexto”, brinca.
Assim como Pedro Henrique, Julia faz em 2024 o sexto aniversário na data oficial de nascimento. Apesar disso, ela diz que nunca deixa de comemorar. “Nunca deixei passar ‘em branco’. Ou eu comemoro dia 28 ou dia 29. Para esse ano, eu planejei sair no próximo fim de semana”.
A jovem diz que nunca conheceu outra pessoa nascida na data. A chance de nascer em 29 de fevereiro é de uma em 1.460.
“Me sinto especial por ter nascido nesse dia. Acho algo diferente”, destaca.
Fonte: g1.globo.com