Luiza Trajano Donato, que deu nome ao ‘Magalu’, escolheu a sobrinha para comandar o grupo na década de 1990
Luiza Trajano Donato, que morreu nesta segunda-feira (12) em Franca (SP), é conhecida por ter sido uma vendedora muito popular no interior de São Paulo e por ter fundado a primeira unidade de uma das maiores redes varejistas do país, mais tarde comandada pela sobrinha, a empresária Luiza Helena Trajano, atual presidente do Conselho de Administração do grupo.
- Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Também chamada de Tia Luiza, ela nasceu em Cristais Paulista (SP) em 20 de setembro de 1926 e foi criada por uma família de comerciantes. Anos mais tarde, Luiza se mudou para a vizinha Franca, local que ficaria marcado por sua trajetória profissional.
Aos 31 anos, se casou com Pelegrino José Donato e com ele investiu economias de anos de trabalho no varejo para montar seu próprio negócio.
Foi assim que ela fundou, em 1957, a loja de presentes “A Cristaleira”, no Centro de Franca, e que logo depois seria rebatizada como Magazine Luiza.
Sem filhos, no início da década de 1990 ela escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano para assumir a sucessão dos negócios, empresária que não só alavancou o grupo para todo o país como se tornou uma das maiores empresárias brasileiras.
Fonte: g1.globo.com