São Paulo vai conhecer nesta terça-feira a campeã do carnaval 2024
Um carro da Liga Independente das Escolas de Samba de SP saiu meio-dia do 2º Batalhão da Rota, da Polícia Militar, em direção ao sambódromo de Anhembi com as notas dos jurados em relação aos dois dias de desfiles. O veículo foi escoltado durante o trajeto.
Quesitos para notas
Durante a apuração, as notas das escolas são lidas por quesito e a menor delas é descartada. Ao final, as quantias são somadas e as duas escolas que tiverem as menores pontuações totais serão rebaixadas, disputando o carnaval 2025 no Grupo de Acesso I.
As notas descartadas são sempre o primeiro critério de desempate a ser aplicado. Neste ano, o quesito “harmonia” foi sorteado para servir como o segundo critério. A definição ocorreu nesta segunda-feira (12), na sede da Liga-SP, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.
Como os jurados atribuem as notas?
No momento em que pisam na avenida, as escolas começam o desfile com nota 10 em todas as categorias. A partir daí, os 45 jurados do grupo Especial – 5 de cada categoria – recebem um manual e, a cada décimo tirado, devem justificar com base no documento.
Os julgadores também recebem uma pasta com o que foi planejado pela escola para comparar com o que foi apresentado durante o desfile.
A paulistana, locutora de rádio e cantora por hobby Eloise Matos é a nova voz da apuração das notas do carnaval de São Paulo, a partir das 16h desta terça-feira (13), no Sambódromo do Anhembi.
Elô, como também é conhecida, tem 50 anos, nasceu em São Paulo, é casada e tem uma filha. Atua profissionalmente na rádio pela Grande SP desde os anos 90.
“Uma das perguntas que as pessoas têm me feito nesses últimos dias: ‘você está preparada para esse momento da apuração?’. A locução é a minha profissão. Já me sinto preparada para desempenhar essa função. Agora, tem uma coisa diferente, que não está incluída na minha profissão, que é exatamente a alegria de participar de um evento único e anual, que é o carnaval, que é a apuração. Um momento de imensa alegria e ainda mais sendo a primeira mulher que vai narrar as notas”, disse em entrevista ao g1.
Fonte: g1.globo.com