Projeto Tocando Corações leva música a pacientes internados no Hospital Metropolitano de Alagoas

Projeto Tocando Corações leva música a pacientes internados no Hospital Metropolitano de Alagoas

O projeto Tocando Corações usa melodias para acolher, humanizar e auxiliar na recuperação de pacientes internados no Hospital Metropolitano de Alagoas

A música tem o poder de marcar vidas, despertar sentimentos e produzir emoções. É justamente por isso que o projeto Tocando Corações usa melodias para acolher, humanizar e auxiliar na recuperação de pacientes internados no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), que fica localizado em Maceió e é gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A iniciativa leva alegria e boas lembranças para quem precisa de ânimo durante a recuperação.

O projeto foi idealizado e é executado pelo psicólogo Wagner Oliveira, que trabalha no hospital. Tudo começou em 2020, durante a pandemia da Covid-19, quando o profissional sentiu a necessidade da criação de alguma atividade que melhorasse o humor dos pacientes internados na unidade. Foi aí que ele decidiu usar a habilidade de tocar violão para levar alegria pelas enfermarias do HMA.

Conforme o psicólogo do HMA, Wagner Oliveira, o projeto foi idealizado por ele durante a Pandemia da Covid-19, visando melhorar o humor dos pacientes

“Naquele momento pandêmico, em que o medo e a incerteza estavam muito presentes, a gente sentiu a necessidade de humanizar mais o atendimento aos pacientes. Estudos científicos publicados apontam que a música é um importante aliado para melhorar o humor, ativar memórias afetivas e aumentar o otimismo de quem está internado. Então, a direção do HMA abraçou a ideia e nós realizamos esse projeto sempre que possível”, explicou Wagner Oliveira.

O psicólogo relata, ainda, que as apresentações musicais costumam acontecer no fim de seus plantões. “Antes de começar, a gente conversa com os pacientes, para saber se eles aceitam a ideia. Caso concordem, depois eu venho com alguns colegas e nós tocamos músicas que eles pedem. A maioria das pessoas escolhe o repertório e a gente toca. O que deixa tudo ainda melhor é que eles cantam junto conosco, formando uma atmosfera bem bacana”, disse.

A paciente Edilene Bastos é uma das atendidas pelo projeto Tocando Corações e relata que a música lhe desperta muitas boas emoções

Transformando lágrimas em sorrisos

Edilene Bastos é uma das pacientes atendidas pelo projeto Tocando Corações e relata que a música lhe desperta muitas boas emoções. “Ele faz a gente sorrir, se sentir mais leve. A gente chega aqui com um problema e fica com medo do que pode acontecer, mas esse projeto faz o meu dia ficar melhor. É como diz o ditado, que quem canta, seus males espantam”, afirmou Edilene com um sorriso no rosto.

Israela Bastos, filha de Edilene, destaca que a iniciativa faz total diferença no cotidiano do hospital. “O Wagner faz um trabalho lindo. Na primeira vez que ele veio até a gente, estávamos em um dia muito triste, mas ele transformou a nossa energia e fez tudo ficar melhor. É um trabalho por amor que precisa ser exaltado e reconhecido, pela grandeza e por como os pacientes ficam melhor após ouvir as músicas”, relatou.

Fonte: Saúde Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *