Quadrilha Junina Luar do Sertão encanta no 9º Campeonato Brasileiro de Quadrilha

Quadrilha Junina Luar do Sertão encanta no 9º Campeonato Brasileiro de Quadrilha
A quadrilha alagoana Luar do Sertão se classificou em quinto lugar – Foto: Reprodução

Grupo representou o estado na competição e ficou em quinto lugar

A quadrilha junina Luar do Sertão, orgulho de Alagoas e tricampeã brasileira, brilhou novamente na 9ª edição do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, realizada entre os dias 26 e 28 de julho em Aracaju, Sergipe. A participação do grupo, com apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), reforça a tradição junina e destaca a cultura alagoana no cenário nacional.

Vinte quadrilhas competiram pelo o título de Campeã Brasileira 2024. Além de Alagoas, participaram da competição representantes dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Rio Grande do Norte, Tocantins, Paraíba, Piauí, Maranhão, Amazonas, Amapá, Pará, Goiás e o Distrito Federal.

A grande campeã da noite foi a Quadrilha Junina Garranxê, do Estado de Roraima, enquanto a alagoana Luar do Sertão se classificou em quinto.

Para Zé Cláudio, presidente e fundador da quadrilha há mais de 40 anos, todos os títulos são motivos de orgulho. “Para mim foi muito proveitoso levar a cultura junina, porque a Alagoas é muito forte no quesito quadrilha junina, Brasil afora. Eu sou apaixonado por cultura popular, mas a cultura junina, ela me encanta mais. E ver algo que você criou chegar tão longe é algo muito satisfatório. A gente se sente realizado”, disse. “Eu me orgulho em dizer que hoje, a Luar do Sertão, é isso comprovadamente através de documentos, a quadrilha mais premiada do Brasil”.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a importância do grupo para a cultura alagoana. “A quadrilha junina Luar do Sertão é um verdadeiro tesouro da nossa cultura. Eles não só preservam e promovem as tradições juninas, mas também levam o nome de Alagoas para todo o Brasil. A cada apresentação, eles mostram a força e a beleza da nossa cultura popular”, falou a gestora.

O tradicional evento é uma realização da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e dos Grupos Folclóricos do Brasil (Conaqj).



Fonte: Jornal de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *