Veja quem são as alagoanas representantes do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Veja quem são as alagoanas representantes do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Abertura do evento acontece na próxima sexta-feira, dia 26 de julho

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam na próxima sexta-feira, dia 26 de julho. Segundo um levantamento solicitado pelo EXTRA ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), duas atletas de Alagoas vão representar o Brasil no evento: a ginasta Duda Arakaki e a jogadora de futebol, Marta.

Marta, a Rainha

Marta em campo. Foto: via getty images

Esta será a sexta e última Olimpíada da Rainha Marta. Aos 38 anos, a capitã da Seleção Feminina de Futebol anunciou em abril que vai deixar de jogar com a camisa verde e amarela ainda este ano. A camisa 10, entretanto, disse que pode repensar sua aposentadoria para defender o País na Copa do Mundo de 2027.

Essa convocação foi um alívio porque é bem difícil chegar em um patamar altíssimo e se manter nele por muitos anos e ter a oportunidade de jogar mais uma Olimpíada, a minha sexta. Eu estava trabalhando para isso, lógico. O que eu estava fazendo até então resultou nisso. Não foi por nome. Foi por merecimento”, afirmou Marta em entrevista ao ge.

Marta é seis vezes melhor do mundo, a única atleta da modalidade a atingir tal feito. Ela joga atualmente no Orlando Pride, equipe atual líder da NWSL. Natural de Dois Riachos, a Rainha começou a carreira em 1999 no CSA. Depois, passou pelo Vasco, Santa Cruz, Umea IK, Los Angeles Sol, Santos (por empréstimo), FC Gold Pride, Western New York Flash,Tyresö FF e FC Rosengard.

Duda, a promessa

Duda Arakaki durante apresentação de ginastica ritmica Jogos Olímpicos da Juventude na Argentina, em 2018 — Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB

Aos 20 anos, Duda Arakaki é capitã da equipe brasileira de ginástica rítmica e vai representar o Brasil em uma Olimpíada pela segunda vez. A jornada em busca da vaga olímpica, entretanto, teve um empecilho: Duda teve uma entorse no tornozelo direito durante um treino, deixando toda a equipe preocupada. Após cuidados médicos, a atleta se recuperou aos poucos e conseguiu superar a lesão

Sem palavras para descrever a sensação de ser convocada para a minha segunda Olimpíada. Só agradecer, a Deus e a todos que nos apoiam nesta jornada. Continuaremos nos doando de corpo, alma e coração. Esta Olimpíada é nossa e vai ser histórica!”, disse Duda em suas redes sociais.

Duda é de Maceió e deu seus primeiros passos na ginástica rítmica tinha apenas seis anos de idade. Aos 9 anos, ela conquistou o seu primeiro título. Aos 15 anos, a alagoana entrou para Seleção Brasileira de ginástica rítmica e, dois anos depois, disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. À época, a atleta alagoana era tratada como a maior promessa, não só de Alagoas, mas do Brasil, na modalidade.

Atletas nordestinos convocados

Alagoas é o segundo estado com menor número de atletas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, empatado com Piauí e Sergipe. O estado do Rio Grande do Norte terá apenas um atleta competindo.A ginasta Bárbara Galvão, que é natural de Escada (PE), mas mora e compete por Alagoas, também foi convocada como reserva da Seleção Brasileira de ginástica rítmica. Já o também alagoano Maurício Borges chegou a ser cotado por Bernardinho para representar o Brasil no vôlei, mas acabou não sendo convocado.

Fonte: https://ojornalextra.com.br/noticias/esportes/2024/07/105978-veja-quem-sao-as-alagoanas-representantes-do-brasil-nas-olimpiadas-de-paris#:~:text=Os%20Jogos%20Ol%C3%ADmpicos%20de%20Paris,a%20jogadora%20de%20futebol%2C%20Marta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *