Veja quem são as alagoanas representantes do Brasil nas Olimpíadas de Paris
Abertura do evento acontece na próxima sexta-feira, dia 26 de julho
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam na próxima sexta-feira, dia 26 de julho. Segundo um levantamento solicitado pelo EXTRA ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), duas atletas de Alagoas vão representar o Brasil no evento: a ginasta Duda Arakaki e a jogadora de futebol, Marta.
Marta, a Rainha
Esta será a sexta e última Olimpíada da Rainha Marta. Aos 38 anos, a capitã da Seleção Feminina de Futebol anunciou em abril que vai deixar de jogar com a camisa verde e amarela ainda este ano. A camisa 10, entretanto, disse que pode repensar sua aposentadoria para defender o País na Copa do Mundo de 2027.
Essa convocação foi um alívio porque é bem difícil chegar em um patamar altíssimo e se manter nele por muitos anos e ter a oportunidade de jogar mais uma Olimpíada, a minha sexta. Eu estava trabalhando para isso, lógico. O que eu estava fazendo até então resultou nisso. Não foi por nome. Foi por merecimento”, afirmou Marta em entrevista ao ge.
Marta é seis vezes melhor do mundo, a única atleta da modalidade a atingir tal feito. Ela joga atualmente no Orlando Pride, equipe atual líder da NWSL. Natural de Dois Riachos, a Rainha começou a carreira em 1999 no CSA. Depois, passou pelo Vasco, Santa Cruz, Umea IK, Los Angeles Sol, Santos (por empréstimo), FC Gold Pride, Western New York Flash,Tyresö FF e FC Rosengard.
Duda, a promessa
Aos 20 anos, Duda Arakaki é capitã da equipe brasileira de ginástica rítmica e vai representar o Brasil em uma Olimpíada pela segunda vez. A jornada em busca da vaga olímpica, entretanto, teve um empecilho: Duda teve uma entorse no tornozelo direito durante um treino, deixando toda a equipe preocupada. Após cuidados médicos, a atleta se recuperou aos poucos e conseguiu superar a lesão
Sem palavras para descrever a sensação de ser convocada para a minha segunda Olimpíada. Só agradecer, a Deus e a todos que nos apoiam nesta jornada. Continuaremos nos doando de corpo, alma e coração. Esta Olimpíada é nossa e vai ser histórica!”, disse Duda em suas redes sociais.
Duda é de Maceió e deu seus primeiros passos na ginástica rítmica tinha apenas seis anos de idade. Aos 9 anos, ela conquistou o seu primeiro título. Aos 15 anos, a alagoana entrou para Seleção Brasileira de ginástica rítmica e, dois anos depois, disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. À época, a atleta alagoana era tratada como a maior promessa, não só de Alagoas, mas do Brasil, na modalidade.
Atletas nordestinos convocados
Alagoas é o segundo estado com menor número de atletas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, empatado com Piauí e Sergipe. O estado do Rio Grande do Norte terá apenas um atleta competindo.A ginasta Bárbara Galvão, que é natural de Escada (PE), mas mora e compete por Alagoas, também foi convocada como reserva da Seleção Brasileira de ginástica rítmica. Já o também alagoano Maurício Borges chegou a ser cotado por Bernardinho para representar o Brasil no vôlei, mas acabou não sendo convocado.