Acupuntura associada a tratamento de fertilidade ajuda mulheres a engravidar
Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que 48 milhões de casais e 186 milhões de pessoas no mundo, ou seja, 15% da população total do planeta, apresentam problemas de infertilidade. Esta tem sido uma realidade cada vez mais comum na vida moderna.
A farmacêutica Paula Cavalcante relata que a causa da infertilidade pode se dar por muitas razões, sejam fatores masculinos, femininos ou a combinação de ambos. Contudo, existem tratamentos disponíveis para prevenir ou reverter a infertilidade em homens e mulheres, e um deles é a acupuntura. Ela que atua no segmento de saúde da mulher explica que os benefícios da acupuntura na fertilidade são enormes.
“Muitas vezes, a infertilidade está relacionada à estase de sangue, ou seja, quando o fluxo sanguíneo normal e, de alguma forma, é interrompido. Na acupuntura trabalhamos para aumentar o fluxo sanguíneo, estabilizar os níveis hormonais e favorecer a regulação e o equilíbrio do ciclo ovulatório. Além disso, ela também proporciona sensação de bem-estar e tranquilidade, reduzindo o estresse e a ansiedade”.
A farmacêutica ressalta que a acupuntura funciona como um complemento ao tratamento da subfertilidade. Ou seja, o ideal é que ambos sejam realizados simultaneamente. “Para a mulher, a acupuntura vai melhorar as taxas de ovulação e dos níveis hormonais porque a técnica favorece a regulação do ciclo menstrual, melhorando o fluxo sanguíneo para o útero, além de preparar o endométrio para a implantação do embrião. E para o homem proporciona o aumento da mobilidade dos espermatozóides, aumento da quantidade e melhora na qualidade morfológica, contribuindo assim para um melhor resultado tanto em gestações naturais como por reprodução assistida”.
Paula diz que ao longo do tratamento é possível ver o progresso nas condições da qualidade dos óvulos, as paredes do útero apresentam mais saúde e o ciclo menstrual se equilibra, além de ajudar na estabilidade hormonal e emocional. O tratamento com a acupuntura deve ser iniciado pelo menos 90 dias antes de fazer as coletas de óvulos e espermatozóides, conforme estudos científicos.
“Iniciando no período adequado há uma boa chance de otimizar os tratamentos convencionais, já que serão reguladas questões de suma importância para que esses gametas estejam ainda mais saudáveis”. De acordo com ela, um estudo recente publicado na revista médica de infertilidade Fertility & Sterility, observou um aumento significativo nas taxas de gestação entre mulheres submetidas à Fertilização In Vitro e que receberam tratamento de acupuntura, alcançando 42,5%, em comparação com o grupo sem tratamento, que obteve 26,3%.
A farmacêutica ressalta que o sucesso do tratamento, dentro da abordagem integrativa, depende da melhora dos hábitos de vida, com alimentação, uso de produtos com pouco ou nenhum xenoestrógenos (compostos químicos estranhos a um organismo ou a um sistema biológico). “Essa conscientização pode trazer uma regulação hormonal mais equilibrada, e por consequência mais saúde fértil”.
Fonte: Cada Minuto