Basile ouve comunidades carentes de Maceió e debate melhorias para a cidade
O candidato a vereador Basile Christopoulos, pelo PT, se reuniu no último final de semana com integrantes da Associação dos Moradores de Rua de Maceió e da comunidade dos Caetés. No encontro, ele discutiu a importância de ouvir as necessidades das comunidades mais pobres da cidade e destacou a relevância do papel dos municípios na garantia dos direitos dos cidadãos.
Segundo Basile, a cidade é o primeiro ponto de contato do povo com o poder público. “A cidade de Maceió deveria ser o primeiro contato com qualquer pessoa em relação a qualquer direito. Ninguém vive do Governo Federal. O governo tem os seus braços, tem o Bolsa Família, tem isso, tem aquilo, mas o Governo Federal não está aqui”, afirmou.
“O primeiro lugar onde você deve se sentir acolhido é na sua cidade, fazendo parte dela. Quando as pessoas são impedidas até mesmo de acessar a Câmara de Vereadores, isso simboliza a exclusão delas dos serviços públicos. Isso mostra como a falta de acesso pode representar uma verdadeira exclusão da sociedade em relação às políticas e serviços que deveriam estar disponíveis para todos”, continuou.
O candidato também explicou que o papel dos vereadores vai além de legislar e fiscalizar. “Cada vereador tem um valor de verba que pode disciplinar para onde quer que vá. Além disso, ele vota as leis municipais e fiscaliza o prefeito”. Ele criticou a gestão atual, mencionando ações que considera como tentativas de enganar a população em véspera de eleição, tais como obras de asfalto em locais “favorecidos” da cidade.
Rafael Machado, coordenador nacional do Movimento da População de Rua, declarou total apoio ao candidato petista. “Nós, do Movimento Nacional da Coordenação Estadual, Nacional e Municipal, estamos aqui para declarar esse total apoio e dizer que vamos marchar com o Basile nessa campanha e iremos, sim, na luta pela garantia de direitos. Basile será o nosso porta-voz dentro do legislativo municipal, onde irá representar a voz da população de rua”
Fonte: Cada Minuto