Hospital da Cidade recebe certificações que comprovam excelência na gestão
O Hospital da Cidade recebeu, recentemente, duas certificações que atestam o nível de excelência, qualidade e segurança da assistência em saúde que oferece à população de Maceió.
O equipamento municipal recebeu a recertificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) no nível 3 (o mais alto) e o selo GPTW [sigla em inglês Great Place To Work], significando que a empresa foi certificada como um excelente lugar para trabalhar.
Ao receber o certificado ONA 3, o HC é acreditado com excelência. Isso quer dizer que cumpre ou supera, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; em 80% ou mais os padrões de gestão integrada; e em 70% ou mais os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
“Esse selo ONA 3 é concebido para as instituições de saúde que têm uma maturidade de gestão, com uma confirmação de melhoria contínua. Ele é concebido mediante a realização de análises e processos de fluxo in loco no serviço. Passamos por uma avaliação durante alguns meses e o Hospital da Cidade recebeu a recertificação ONA 3, que significa uma excelência na gestão do hospital, segurança de que o paciente é bem atendido”, destacou o diretor-técnico do HC, Rogério Bernardo.
Segundo ele, a certificação tem validade de três anos, sendo uma excelente novidade e ganho para o município de Maceió, sobretudo, aos usuários do hospital. “Pouquíssimos hospitais públicos e muito menos ainda hospitais municipais no Brasil têm essa certificação. Então isso é uma garantia de um processo de trabalho bem elaborado, bem planejado e uma execução baseada no paciente”, reforçou.
Acerca do selo GPTW, o gestor afirma que reflete a satisfação do colaborador em trabalhar no HC. Uma pesquisa foi feita com colaboradores sem a intervenção da gestão. O Hospital da Cidade obteve 94 pontos, o que significa que 94% dos funcionários afirmaram que o ali é um ótimo lugar para se trabalhar.
“Isso é uma grandeza também que fortalece o formato da gestão do Hospital da Cidade, sendo uma gestão participativa, responsável, baseada em critérios técnicos e em tomadas de decisões com a participação e sempre ouvindo o colaborador. Nós ficamos no top 3 entre as instituições de saúde do país nesta certificação. Então, é outra afirmação da qualidade do trabalho exercido no Hospital da Cidade”, avalia Rogério Bernardo.
Fonte: Cada Minuto