Ideb avança nos Anos Iniciais em Maceió, que apresenta segundo maior percentual de crescimento entre as capitais do Nordeste

Ideb avança nos Anos Iniciais em Maceió, que apresenta segundo maior percentual de crescimento entre as capitais do Nordeste

O desempenho da educação pública na rede municipal de o ensino de Maceió nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) cresceu de 4.8 para 5.3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado nessa quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação.

Entre as capitais do Nordeste, Maceió apresentou o segundo maior percentual crescimento, sendo São Luís (Maranhão) o primeiro.

Especificamente nas disciplinas Matemática e Português, o desempenho dos Anos Iniciais na capital alagoana passou de 197.50 para 207.91 e de 189.3 para 199.69, respectivamente.

A melhoria do desempenho na recomposição da aprendizagem pós-pandemia é fruto de ações como o Busca Ativa e o programa Alfabetiza Maceió. Lançado em setembro de 2021, desde então o programa vem capacitando gestores e professores do 1º ao 5º ano para que os estudantes sejam alfabetizados na idade certa (até os sete anos), apresentando plena fluência nas habilidades de leitura e de escrita, além de ampliar a oferta de material didático e pedagógico para estudantes e docentes.

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem investido continuamente em ações de recomposição dessa aprendizagem; avaliações externas com base nas habilidades exigidas na Base Nacional Comum Curricular; ampliação da oferta de educação em tempo integral nas escolas da rede; entre outras, a fim de auxiliar na melhoria dos indicadores da educação na capital.

O secretário de Educação de Maceió, Victor Braga, destaca que os resultados dos Anos Finais (6º ao 9º) só começam a melhorar quando há avanços nos Anos Iniciais, inclusive com a Alfabetização na Idade Certa, e a ampliação de vagas na educação infantil.

“Temos inúmeros e históricos desafios na Educação da capital, mas eles têm sido enfrentados um a um, com muito trabalho e investimento para continuarmos crescendo, a exemplo do programa Gigantinhos, que possibilitou uma expansão recorde de vagas na educação infantil e cujos resultados devem despontar nos futuros índices de desenvolvimento da educação básica”, afirmou o secretário.



Fonte: Cada Minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *