Ifal disponibiliza laboratórios virtuais para a comunidade acadêmica

Ifal disponibiliza laboratórios virtuais para a comunidade acadêmica

Professores acompanharam uma palestra e vão participar de formação sobre o uso das tecnologias educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) deu um grande passo, nesta quarta-feira, 14, em relação ao uso de tecnologia para melhorar o processo de ensino e aprendizagem da comunidade acadêmica. Foram lançados os laboratórios virtuais, novas ferramentas que poderão ser utilizadas em salas de aulas nos formatos presencial e a distância.

“É um momento histórico na nossa instituição, que é a entrega de laboratórios virtuais para contribuir de forma mais efetiva, claro, dentro das limitações que a tecnologia também tem, mas dentro das possibilidades que a tecnologia oferece para o ensino, para o ensinar, para o aprender”, afirmou a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa

A diretora de Articulação de Ensino da Proen, Patrícia Borsato, contou que a ferramenta foi estudada e analisada pela instituição por um ano e meio, demonstrando a satisfação em fazer a entrega. Para a diretora de Educação a Distância, Elisabete Duarte, a tecnologia vai ajudar cursos presenciais e a distância. “Os laboratórios virtuais podem se configurar um desafio para alguns, mas no nosso quadro, o uso das tecnologias digitais já é uma realidade”, destacou, citando alguns sistemas como o SigaA, o ambiente virtual de aprendizagem e a biblioteca virtual.

Os laboratórios virtuais são espaços destinados a atividades práticas de experimentação e são disponibilizados pelo Ifal como uma alternativa para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem. Ainda durante a solenidade de Palestra sobre tecnologias educacionais digitaislançamento dos laboratórios virtuais, os presentes acompanharam a palestra sobre o uso das tecnologias educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem, com o técnico em Assuntos Educacionais do Ifal, Rafael Gabriel Assis, mediada pelo professor Luiz Henrique de Gouvea Lemos.

Depois da palestra, os professores dos campi Batalha, Maragogi e Santana do Ipanema iniciaram uma oficina realizada para apresentar aos docentes e simular os experimentos que podem ser realizados nos laboratórios virtuais. A oficina também será ministrada para os docentes dos demais campi e da Educação a Distância do Ifal até o final do mês. Elas serão ministradas pelo técnico em Tecnologia da Informação do Ifal, Adriano Lucena, e por Janaina Lunardi Bellotto, coordenadora de Projetos e Implantação de Laboratórios Virtuais da Algetec, responsável pelo desenvolvimento dos laboratórios virtuais.



Fonte: Ifal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *