Oficinas Participativas do Plano Diretor de Maceió avançam para segunda etapa
Atividades acontecem em setembro com foco em ações e diretrizes
População durante a Oficina do Plano Diretor. Foto: Assessoria
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) vai iniciar a segunda etapa das oficinas do Plano Diretor, focada no levantamento de ações e diretrizes para a capital alagoana.
A segunda fase ocorrerá de 11 a 13 de setembro, das 15h às 20h, na sede do Iplan em Jaraguá. E no dia 14 de setembro, das 8h às 16h, no auditório do Instituto de Ciências Farmacêuticas, antigo CSau, na Ufal, Cidade Universitária.
As inscrições já estão abertas e vão ficar disponíveis até os dias da oficina no site https://planodiretor.maceio.al.gov.br/ ou presencialmente em locais designados pela instituição.
A metodologia adotada nas oficinas prioriza a participação popular, garantindo que as vozes dos cidadãos sejam ouvidas e respeitadas. Haverá a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais para que as pessoas com deficiência auditiva participem das discussões.
A população de Maceió terá a oportunidade de contribuir com ideias e propostas para os problemas e as potencialidades identificadas na primeira etapa das oficinas. Nesta fase, serão elaboradas propostas comunitárias para o processo de revisão do Plano Diretor. As propostas serão desenvolvidas a partir dos insumos coletados na etapa de Leitura.
A população deve acessar o Caderno de Leitura Técnica e o Caderno de Leitura Comunitária, disponibilizados no site oficial da revisão. Com esse conhecimento, a comunidade estará preparada para contribuir na oficina de ações e diretrizes.
O objetivo é criar diretrizes que respondam de maneira eficaz aos desafios e oportunidades mapeados, garantindo que as ações propostas sejam implementadas de forma eficiente pela gestão pública municipal.
Fonte: Maceió Alagoas