Seduc promove simulados de aplicação do Enem para alunos da rede estadual
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai promover dois simulados de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com todas as escolas da rede estadual. Uma ação do programa Foca o Enem, as provas serão aplicadas nos dias 24 e 31 de agosto para pouco mais de 30 mil estudantes e seguirão os mesmos protocolos oficiais do exame nacional.
Em ambos os dias, a abertura dos portões será ao meio-dia, com fechamento às 13h e início das provas às 13h30. Os estudantes devem se dirigir às escolas onde estão matriculados para a realização do simulado.
No primeiro sábado, os estudantes participam das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação, com encerramento às 18h. No segundo sábado, dia 31, será o bloco de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com encerramento às 17h. Em ambos a saída já será permitida às 15h.
“O Simulado é uma etapa fundamental para que os estudantes possam se preparar em relação ao formato da prova do Enem, ao tempo dedicado a cada item, à produção da redação e ao controle emocional. Eles precisam vivenciar esse momento para treinar suas habilidades e verificar o que precisa ser aperfeiçoado até o dia da prova, que acontece em novembro. Em 2024, a rede estadual teve número recorde de inscritos e estamos trabalhando para superar a meta de aprovados no ensino superior”, conta Danielly Verçosa, gerente especial de Exames do Ensino Médio da Seduc.
Revisão
Antes da realização do simulado, a equipe de professores do Foca o Enem fará uma revisão de conteúdos às vésperas do simulado e que será transmitida no canal do Youtube do programa Foca o Enem (@focaoenemal) na próxima sexta-feira (23), a partir das 10h.
Dois dias antes, na quarta-feira, dia 21, haverá uma live com orientações sobre a prova de redação para os professores de Linguagens e que será transmitida no canal do Youtube da Seduc (@educacaoalagoas_) a partir das 15h.
Recorde de inscrições
A rede estadual teve 30.290 inscritos na edição 2024 do Enem. Comparado com a edição 2023 do exame, quando a rede estadual teve 22.854 inscritos, houve um aumento de 32,5%, o equivalente a 7.436 inscritos a mais.
Os números alcançados pela rede estadual são consequência de uma grande mobilização realizada nas escolas por meio dos programas Foca o Enem e Professor Mentor, que, além de incentivar os estudantes, ajudou-os a se inscreverem no exame por meio do apoio dos professores mentores que esclareceram as dúvidas dos alunos no ato da inscrição.
Fonte: Cada Minuto