Suspeito de tráfico internacional é preso por reconhecimento facial no Rio
Comunidade Pavão Pavãozinho localizada no morro Cantagalo, no Rio de Janeiro
Valdenio Vieira/PR
De acordo com as autoridades, ele era procurado desde 2018 após fugir do sistema prisional
A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) prendeu, na manhã de quinta-feira (15), um homem foragido da Justiça após ele ser detectado pelo sistema de reconhecimento facial no bairro de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro.
De acordo com a corporação, o suspeito havia fugido do sistema prisional em 2018 e desde então era procurado.
Por meio do sistema de câmeras da PM, o homem foi reconhecido e abordado pelos agentes. Na tentativa de ser liberado, ele ainda teria apresentado um identidade falsa. Posteriormente, ele foi preso pelas autoridades.
Segundo as investigações, o homem fornecia drogas na comunidade do Pavão Pavãozinho, na zona sul do Rio. Ele também é suspeito de atuar no comércio de entorpecentes na fronteira com o Paraguai ao organizar e financiar o fluxo das vendas.
A polícia também indica o suspeito como responsável por recrutar pessoas para realizarem o transporte internacional das drogas.
Após a prisão, o preso foi encaminhado ao 13ª Distrito Policial, em Copacabana.
Prisões através do reconhecimento facial
Desde o Réveillon de 2024, a Polícia Militar do Rio tem utilizado o sistema de videomonitoramento da corporação para detectar pessoas que estão com pendências judiciais.
A proposta consiste na instalação de câmeras com software de reconhecimento facial em orlas das principais praias, vias expressas e túneis para reconhecer — e avisar à polícia — sobre a presença de pessoas com mandados de prisão em aberto nos locais monitorados.
Fonte: CNN Brasil