Uncisal aposta em ferramentas inovadoras para ampliar possibilidades de ensino.
A Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) vem implantando, ao longo dos últimos anos, iniciativas que buscam transformar o ensino superior a partir da adoção de ferramentas tecnológicas. Num esforço para ampliar as possibilidades educacionais e proporcionar uma experiência de aprendizagem mais interativa, a instituição adotou recursos inovadores, como sala de aula invertida, novos equipamentos multimídia e modernização de sistemas acadêmicos.
As novas ferramentas buscam enriquecer o processo pedagógico no ensino superior, permitindo que os estudantes de graduação e pós-graduação vivenciem novas experiências. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg) da Uncisal, essa abordagem não apenas aprimorará o conhecimento técnico dos acadêmicos, mas também os preparará melhor para desafios de um mercado de trabalho em constante movimento, como acontece na área da saúde.
“Do ponto de vista da estrutura física, durante a reforma pela qual a instituição passou, nós conseguimos equipar todas as salas de aula com TVs para projeção de conteúdo. Os equipamentos substituíram projetores e possibilitaram mais qualidade para as aulas. Além disso, para o atual semestre letivo, estamos concluindo a implantação de uma ‘sala de aula invertida’, com a instalação de equipamentos em 360º, possibilitando a imersão dos nossos estudantes e professores”, explica o pró-reitor de Ensino e Graduação George Márcio da Costa e Souza.
Outra inovação foi a implantação do SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública), um software desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e adotado por mais de 50 instituições públicas em todo o Brasil. Sua principal vantagem, segundo a Proeg, consiste na modernização dos processos acadêmicos, possibilitando maior eficiência e integração entre os diversos setores da universidade.
“A atualização do sistema acadêmico da nossa universidade era uma demanda antiga da comunidade acadêmica que nós conseguimos atender. O novo sistema implantado nos possibilita gerar resultados muito mais eficientes, otimizando as informações e a comunicação entre professores, estudantes e a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação”, acrescenta George Márcio da Costa e Souza.
A Uncisal também apostou na contratação de uma biblioteca virtual, que disponibiliza aproximadamente 2,7 mil títulos para estudantes, professores e técnicos da instituição. O acesso pode acontecer por meio de qualquer dispositivo móvel, através de login e senha previamente cadastrados na Biblioteca Central Professor Helvio Auto. Os títulos são atualizados automaticamente sempre que novas edições são lançadas pelas editoras.
“A nossa biblioteca virtual chega para somar às melhorias pelas quais passamos nos últimos anos. Além dos livros virtuais, que são 2,7 mil títulos, recebemos novos livros físicos, passamos por uma ampla reforma, revitalizamos nossos espaços e estamos vivendo uma das nossas melhores fases. Hoje os nossos estudantes podem acessar a nossa biblioteca de qualquer parte do mundo ”, ressalta Tânia Veras, chefe da Biblioteca Central e servidora da Uncisal há 45 anos.
Para o reitor Henrique de Oliveira Costa, as inovações implantadas na área de ensino, na Uncisal, ao longo dos últimos anos, só foram possíveis graças ao empenho de servidores dedicados e ao respaldo do Governo de Alagoas. De acordo com o gestor, sem a mobilização e o esforço coletivo, os avanços registrados não seriam possíveis. Henrique Costa se diz feliz em ter contribuído com a materialização de antigos sonhos da comunidade acadêmica.
“Desde o governo Renan Filho e, muito fortemente, no governo Paulo Dantas, a Uncisal tem sido reconhecida como uma universidade de qualidade e recebido investimentos que nos possibilitaram modernizar a nossa instituição. Nós temos acumulado grandes conquistas ao longo dos últimos anos e que não seriam possíveis sem o esforço da nossa comunidade acadêmica. Estamos falando de um investimento de Estado, que, sem dúvidas, vai contribuir bastante com a formação dos nossos estudantes”, concluiu Henrique de Oliveira Costa.
Fonte: Cada Minuto