Vídeo: Baleia é encontrada morta e encalhada em praia do Litoral Norte de AL

Vídeo: Baleia é encontrada morta e encalhada em praia do Litoral Norte de AL

Uma baleia foi encontrada morta encalhada em avançado estado de decomposição entre as praias de Carro Quebrado e Ilha da Croa, no município de Barra de Santo Antônio, região metropolitana de Maceió. O caso ocorreu no fim da tarde deste domingo (11), porém o atendimento ao animal segue na manhã desta segunda-feira (12).

De acordo com o Instituto Biota de Conservação, o bicho é uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae), que não foi revelado o sexo. O animal foi encontrado na costa da praia por moradores da região.

O coordenador do Instituto Biota, Bruno Stefani, informou que uma equipe foi enviada até o local para verificar a situação da baleia, mas por ser uma região de difícil acesso e ser de noite, o resgate continuou na manhã desta segunda.

A equipe do Biota, que segue na localidade, informou que o animal avançou muito no estágio de conservação, sendo solicitado o apoio da Prefeitura da Barra de Santo Antônio para realizar o enterro do animal em um local adequado.

Conheça a espécie

A baleia jubarte, com o nome científico é Megaptera novaeangliae, é um mamífero que pode atingir até 16 metros de comprimento e pode pesar cerca de 40 toneladas.

De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, elas são animais migratórios e, nesse período do ano, costumam se reproduzir na costa brasileira. As baleias migram para os mares antárticos para se alimentar durante o verão, e retornam para nossas águas no inverno e primavera para acasalar, parir e amamentar seus filhotes. A jornada pode chegar a 9.000 Km.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com as Instituições membros da Rede de Encalhes e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB),  cerca de dois encalhes de baleia jubarte foram registrados pela costa de Alagoas, apenas em 2024. Além disso, o estudo aponta que 43 encalhes já ocorreram por todo o Brasil.

Confira o vídeo:



Fonte: Cada Minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *