Após 15 dias na UTI, paciente reencontra cachorrinha e momento emociona
Foto: Hospital de Gaspar/Divulgação
Sr. Valdir e a cadelinha Preta puderam matar a saudade no Hospital de Gaspar
O paciente Valdir Zabel, de 73 anos, pode reencontrar a sua cachorrinha ‘Preta’ após ficar mais de 15 dias na UTI. O momento emocionante ocorreu no Hospital de Gaspar, no Vale do Itajaí, no último dia 7 de setembro.
O Sr. Valdir, é morador do bairro Araial D’ouro e é conhecido por sua simpatia e por contar histórias sobre sua inseparável companheira. Desde que foi admitido na UTI devido à necessidade de um medicamento específico, a ausência de Preta começou a impactar seu estado emocional e até mesmo a saúde da própria cachorrinha. Os familiares do paciente relataram que, sem ele em casa, Preta estava se alimentando mal e demonstrando sinais de tristeza.
Foi então que a profissional Lucimara, psicóloga do serviço, propôs uma solução inovadora: permitir um encontro entre o Sr. Valdir e Preta. Conforme o hospital, a proposta foi meticulosamente planejada e discutida com toda a equipe multidisciplinar da instituição. Sendo que médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e o serviço de infecção hospitalar trabalharam juntos para garantir que todas as medidas de segurança fossem rigorosamente cumpridas, assegurando que o encontro ocorresse de forma segura e tranquila.
O encontro ocorreu na parte externa do hospital, proporcionando um ambiente agradável e seguro para ambos. O momento foi carregado de emoção, com Sr. Valdir não conseguindo conter as lágrimas ao rever sua leal amiga. “A reunião foi não apenas uma oportunidade para Sr. Valdir compartilhar histórias sobre Preta, mas também um momento terapêutico valioso, que visivelmente elevou o ânimo do paciente”, ressaltou a instituição.
Ainda de acordo com o hospital, a esposa e filhas de Valdir desempenharam um papel crucial na organização deste encontro, trabalhando em conjunto com a equipe hospitalar para tornar o momento possível.
A história teve um desfecho feliz
Quatro dias após o emocionante encontro, no dia 11 de setembro, o Sr. Valdir recebeu alta da UTI. Conforme o hospital, se tudo continuar conforme o esperado, logo estará de volta ao aconchego de seu lar, rodeado pela família e por sua amada cachorrinha Preta.
“Esta ação não apenas trouxe conforto e alegria para Sr. Valdir e sua família, mas também exemplifica o impacto positivo que iniciativas humanizadas realizadas pelo Hospital de Gaspar têm na recuperação e bem-estar dos pacientes”, afirmou a instituição.
Fonte: SSC 10