Desfile reúne população para celebrar os 207 anos da Emancipação Política de Alagoas
Cerca de 2 mil alunos de escolas da rede pública e estadual, desfilam pela Avenida da Paz, em Maceió. Ailton Cruz
O desfile em celebração aos 207 anos da Emancipação Política de Alagoas reuniu a população, nesta segunda-feira (16), e cerca de 2 mil estudantes dos 102 municípios do estado, na Avenida da Paz, em Maceió. As apresentações começaram às 15h e contou com 18 pelotões de escolas da rede estadual.
Presente para assistir o desfile, o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, falou sobre a importância deste dia para o estado.
“É crucial porque conseguimos transmitir de forma efetiva os resultados escolares, o que valoriza tanto os estudantes quanto os educadores. A sociedade precisa sentir-se atendida e é para isso que o governo existe, para equilibrar a sociedade. Não podemos ser escravos da mercadoria. Alagoas representa poetas, escritores e a força da mulher. Precisamos ter orgulho desta terra.”
Com o tema “Comunidade Escolar e Território: Participação, Interação e Compromisso Social com Equidade”, o pelotão das bandeiras ficou responsável por abrir as celebrações. Laura, integrante do grupo, compartilhou a emoção de participar do evento.
“É meu terceiro ano desfilando. E este será meu último. É um misto de emoções. Estamos bastante emocionados com tudo o que está acontecendo. É um momento único, e muito gratificante representar com as bandeiras”, diz a estudante.
Se a emoção já é grande para quem desfilou na Avenida da Paz, imagina para quem foi assistir o filho. Ess é o caso de Bete, mãe de um dos estudantes dos pelotões. “Todos os anos estamos aqui e é muita alegria para nós. Todos os alagoanos deveriam vir. Nem todos têm a consciência que temos, mas é uma tradição importante”.
Os estudantes desfilaram com figurinos que enaltecem a história, a riqueza cultural e o senso de pertencimento de Alagoas. Segundo o gerente de programas e projetos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Leandro Lima, o tema deste ano é uma forma de representatividade para Alagoas.
“O trabalho de hoje é muito importante. É um resgate cultural, além de ter um impacto pedagógico nos estudantes, que vêm de diferentes partes do estado para representar todas as gerências especiais de educação”, disse ele.
A Banda da Polícia Militar do Estado de Alagoas e a Banda Filarmônica Santa Cecília de Marechal Deodoro também se apresentaram no evento.
Fonte: Gazeta Web