Protesto de motociclistas contra agentes do DMTT em Maceió termina em confusão e spray de pimenta
Manifestação aconteceu após viatura do DMTT derrubar duas pessoas de uma motocicleta durante escolta para o G20 na capital alagoana.
Um protesto realizado por motociclistas contra agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (DMTT) terminou em confusão nesta sexta-feira (13). Um vídeo mostra um dos agentes lançando spray de pimenta (veja acima).
Por meio de nota, o DMTT informou que agentes tentaram liberar a via e durante a conversa entre as partes, houve desacato e agressão aos agentes, sendo utilizada força proporcional para garantir a integridade física da equipe. O trânsito foi normalizado por volta das 11h55 (leia a nota na íntegra ao final do texto).
A manifestação aconteceu depois que uma viatura do DMTT derrubou duas pessoas em uma moto quando escoltava uma autoridade para a reunião do G20 em Maceió na noite de quinta-feira (12).
Durante o protesto uma fila de motociclista se formou em frente à sede do órgão, bloqueando a pista. Equipes do DMTT tentaram conter os manifestantes, houve confusão e muita gritaria.
As imagens mostram o momento em que um agente com capacete pede para que os motociclistas liberem a pista. Um dos manifestantes diz que está filmando o agente, que responde que pode filmar. Vários motociclistas se juntam e começa uma confusão.
O agente que aparece em destaque no vídeo joga spray de pimenta nos motociclistas, o que gera revolta dos manifestantes. Um deles pergunta: “Isso é certo”? O outro dispara: “Vocês estão pensando que são o quê?”.
Em 2021, uma portaria foi publicada no Diário Oficial do Município tratando sobre as regras do uso de spray não letal para agentes de trânsito.
Nota do DMTT Maceió
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informa que, na manhã desta sexta-feira (13), manifestantes em protesto bloquearam a Avenida Durval de Góes Monteiro, na altura da sede do órgão, e que durante a manifestação foram utilizadas motocicletas para obstruir a via, o que configura infração pelo artigo 253-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Equipes da Guarda Municipal e agentes do DMTT acompanharam a mobilização.
Agentes tentaram liberar a via e durante a conversa entre as partes, houve desacato e agressão aos agentes, sendo utilizada força proporcional para garantir a integridade física da equipe. O trânsito foi normalizado por volta das 11h55.
Fonte: G1