Vereador alagoano sofre xenofobia em sessão da Câmara no interior de SP

Vereador alagoano sofre xenofobia em sessão da Câmara no interior de SP

O vereador Madson Henrique (PL), de Jundiaí (SP), foi alvo de um comentário xenofóbico durante uma sessão na Câmara Municipal na terça-feira (4). Um morador presente no plenário gritou para que o parlamentar “voltasse para sua terra”, em referência ao fato de ele ser natural de Alagoas.

O momento foi registrado em vídeo, no qual é possível ouvir a fala do morador. Em resposta, o vereador questionou qual seria o problema de ele ter vindo de outro estado.

Após o ocorrido, Madson usou as redes sociais para se manifestar, classificando a atitude como “inaceitável”. Ele destacou que a xenofobia não atinge apenas a ele, mas também outras pessoas que se mudam para Jundiaí em busca de oportunidades.

A xenofobia é crime no Brasil e pode levar a até cinco anos de prisão. A prática pode ser enquadrada na Lei do Racismo (Lei nº 7.716/1989), que prevê punição para discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Se direcionada a uma pessoa específica, pode também ser considerada injúria racial, conforme o Código Penal (art. 140, §3º).

Fonte: Cada Minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *