Formiga mais antiga já encontrada viveu no Nordeste do Brasil

(Reuters) – Cientistas identificaram os restos fossilizados da formiga mais antiga que se tem notícia, um inseto alado com mandíbulas temíveis, semelhantes a foices, que viveu há cerca de 113 milhões de anos, durante a era dos dinossauros, e foi preservado em calcário descoberto no Nordeste do Brasil.
A espécie, chamada Vulcanidris cratensis, faz parte de uma linhagem chamada formigas-do-inferno — nomeadas por suas mandíbulas de aparência demoníaca — que prosperou em uma ampla área geográfica durante o período Cretáceo, mas não tem descendentes vivos atualmente. Uma formiga-do-inferno do Cretáceo descoberta anteriormente foi batizada de Haidomyrmex em homenagem a Hades,
Uma formiga de tamanho médio com cerca de 1,35 cm de comprimento, a Vulcanidris possuía mandíbulas altamente especializadas que lhe permitiam prender ou empalar a presa. Como algumas formigas vivas atualmente, ela tinha asas e parece ter sido capaz de voar. Ela também tinha um ferrão bem desenvolvido, como uma vespa.
“Provavelmente seria confundida com uma vespa por um olho não treinado”, disse o entomologista Anderson Lepeco, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, principal autor do estudo publicado esta semana na revista Current Biology.
“Elas provavelmente usavam suas mandíbulas (aparelhos bucais) para manipular suas presas de uma maneira específica”, disse Lepeco…
Fonte: UOL

Aqui você encontra interatividade, dicas, entretenimento, politica, religioso, esportes de Alagoas, Brasil e mundo!