A eleição para deputado federal em Arapiraca em 2026, terá um cenário totalmente oposto a eleição 2020. Com a possibilidade do deputado federal Arthur Lira (PP) disputar uma das duas vagas para o Senado, o direcionamento da sua votação para a Câmara dos Deputados em 2026 será uma grande dúvida.
Se indicar o filho, Álvaro Lira, tem chance de eleger, no entanto, causa problemas nos apoios para candidatos à Câmara dos Deputados na sua pretensão para o Senado.
Expectativa quando a divisão entre o grupo dos Nezinhos e o prefeito Luciano Barbosa
Outra grande expectativa do eleitorado do segundo colégio eleitoral do Estado, está relacionado a divisão desde julho do ano passado, entre o prefeito Luciano Barbosa (MDB) e o grupo do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB).
Em 2022, Ricardo apoiou a eleição deputado federal Daniel Barbosa (PP), que foi o mais votado em Arapiraca, obtendo 33.672 votos. Ricardo Nezinho foi o mais votado em Arapiraca, com 25.672 votos.
O segundo mais votado em Arapiraca na eleição 2020, foi o ex-deputado federal Severino Pessoa (MDB) com 8.836 votos e o terceiro o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil) que obteve 7.207 votos.
Em 2026 essa votação de Gaspar pode cair consideravelmente em Arapiraca, segundo analistas políticos. Um dos aliados é o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Thiago ML, que consegui se reeleger com dificuldade e perdeu bases eleitorais a exemplo da Vila São José. Na antiga Lagoa do Rancho a liderança maior atualmente e o vereador Aldo Veiga (MDB) aliado do prefeito Luciano Barbosa.
Em 2026, Ricardo Nezinho vai para a sexta reeleição para a Casa de Tavares Bastos, e deve apoiar um outro nome para a Câmara dos Deputados que pode ser o empresário e ex-deputado estadual e empresário Marcelino Alexandre.
Daniel Barbosa pela sua atuação no Congresso Nacional na disponibilidade de emendas para construção de creches, reforma e construção de escolas de tempo integral e obras estruturantes, como base no capital político eleitoral do prefeito Luciano Barbosa tem caminho asfaltado para continuar no Congresso Nacional, no entanto, precisa capitalizar votos em outros municípios de Alagoas.
Fonte: Cada Minuto


Aqui você encontra interatividade, dicas, entretenimento, politica, religioso, esportes de Alagoas, Brasil e mundo!