Maceió participa de imersão internacional com projeto finalista do Mayors Challenge

A cidade de Maceió marcou presença, pela primeira vez, entre as finalistas do Mayors Challenge, uma das mais importantes premiações globais voltadas à inovação no setor público. A comitiva da Prefeitura esteve do dia 20 até está quarta-feira (23), em Bogotá, na Colômbia, onde participou do Ideas Camp, evento intensivo de capacitação promovido pela Bloomberg Philanthropies.

O Ideas Camp reuniu representantes das 50 cidades finalistas do Mayors Challenge 2025 e é considerado uma das etapas mais estratégicas do processo seletivo. Durante o evento, as equipes receberam mentoria de especialistas internacionais, participaram de oficinas práticas e testaram elementos-chave das ideias propostas, com foco em prototipagem, impacto social e viabilidade de implementação.

Entre os mais de 630 projetos inscritos de 33 países, apenas cinco cidades da América do Sul foram selecionadas para a fase final. Maceió e Rio de Janeiro são as únicas cidades brasileiras entre as finalistas. Na América latina foram apenas sete, em que se incluem Cartagena e Medellín (Colômbia) e Cuenca (Equador).

A equipe de Maceió é formada pelo presidente do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), Antonio Carvalho, e pelos diretores Raul Larceda, Thais Godinho e Thaís Andrade. Eles representaram o município na construção de soluções criativas para os desafios urbanos, com ênfase na redução das desigualdades, na melhoria dos serviços públicos essenciais e no enfrentamento da pobreza que são temas centrais desta edição do desafio.

Para o secretário-presidente do Iplam, Antonio Carvalho, foi uma oportunidade de ver Maceió inserida entre cidades do mundo inteiro que são vistas como referência em inovação.

 “São cidades que lidam com a realidade do dia a dia, que enfrentam seus problemas, mas que não se apequenam. Elas constroem políticas públicas e olham para essas políticas a partir de um potencial colaborativo. Então, foi um momento de muita troca, de mostrar que a gente tem potencial a ser explorado na cidade e que ele está sendo explorado da melhor forma possível”, afirmou.

A seleção da capital alagoana garantiu um aporte inicial de US$ 50 mil, além de apoio técnico da Bloomberg Philanthropies para o desenvolvimento de um protótipo da proposta enviada ao prêmio. O treinamento em Bogotá representa uma oportunidade para refinar a ideia, fortalecer sua base técnica e buscar caminhos para sua implementação sustentável e escalável.

O Mayors Challenge recebeu inscrições de cidades como Boise (EUA), Belfast (Reino Unido), Ansan (Coreia do Sul), Adis Abeba (Etiópia), Toronto (Canadá) e Taipei (Taiwan). As propostas selecionadas tratam de temas como mobilidade, segurança, saneamento, áreas verdes, juventude e uso de energia.

As 25 cidades vencedoras serão anunciadas em janeiro de 2026 e receberão US$ 1 milhão cada, além de suporte operacional para transformar seus protótipos em políticas públicas reais e duradouras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *