O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza neste domingo (6), a etapa nacional do Processo de Eleições Diretas (PED), que escolherá os novos dirigentes do partido em todos os níveis — municipal, estadual e nacional — incluindo o próximo presidente nacional da legenda.
A votação acontecerá presencialmente, das 9h às 17h, no horário local de cada município. Filiados e filiadas registrados até 28 de fevereiro de 2025, e que estejam com sua situação regular no sistema do partido (Sisfil), estão aptos a votar e também a se candidatar.
No exterior, também haverá votação para a Presidência Nacional e as chapas nacionais, respeitando os fusos horários locais.
Como funcionam as eleições
A eleição é realizada por voto direto e secreto, com a utilização de cédulas ou urnas eletrônicas, se houver autorização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Serão eleitos os membros das direções zonais, municipais, estaduais e nacional, além das Comissões de Ética, Conselhos Fiscais e os delegados para os encontros partidários.
As chapas precisam respeitar regras de paridade de gênero, com 50% de mulheres e 50% de homens, além de cotas étnico-raciais e de juventude: 20% dos membros devem ser negros, indígenas e jovens com menos de 30 anos.
Para ser candidato(a) à presidência nacional do partido, é necessário apresentar o apoio de pelo menos 1.000 filiados(as). Para os diretórios estaduais, são exigidas 500 assinaturas. Já nos municípios, o apoio mínimo varia conforme o tamanho da base de filiados.
Quem são os candidatos à presidência do PT?
Edinho Silva: Representante da corrente “Construindo um Novo Brasil (CNB)”, Edinho Silva é ex-prefeito de Araraquara (SP) e ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Dilma Rousseff. Ele é o candidato preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Fonte: CNN


Aqui você encontra interatividade, dicas, entretenimento, politica, religioso, esportes de Alagoas, Brasil e mundo!