Maceió Cup 2025 movimenta Areninha da Pajuçara e projeta novos craques

Grandes talentos do futebol brasileiro costumam dar os primeiros passos ainda na infância. Em Alagoas, essa história não é diferente. A Areninha da Pajuçara foi palco da 4ª edição do Maceió Cup, campeonato de futebol apoiado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte(Semesp). A competição começou na quinta-feira(21) e terminou nesse domingo (24), reunindo 22 equipes e 421 jovens atletas de diferentes estados do Nordeste, como Pernambuco, Paraíba e Sergipe, em três categorias: sub-11, sub-13 e sub-15.

Ao todo, foram 42 jogos disputados durante os quatro dias de evento. Além de troféus e medalhas, os times vencedores conquistam algo ainda mais valioso: visibilidade. Consolidada no calendário do futebol juvenil, a Maceió Cup já revelou jovens promessas e mobiliza cada vez mais torcedores. Na edição de março, realizada na Areninha do Ouro Preto, foram mais de 118 equipes inscritas e cerca de 14 mil pessoas envolvidas.

Segundo o secretário de Esporte de Maceió, Francisco Nascimento (Chicão), a participação da Semesp é estratégica para fortalecer o esporte de base e abrir portas para novas gerações. “Estar presente em competições como a Maceió Cup reafirma nosso compromisso com a formação de atletas e com o desenvolvimento social da cidade. São eventos que transformam vidas, porque oferecem oportunidades reais para os jovens que sonham em seguir no futebol”.

Oportunidade para o futuro

O evento não se limita a ser apenas uma competição, mas também uma vitrine para olheiros e observadores de grandes clubes brasileiros. Entre as equipes presentes estão olheiros do Atlético Paranaense, Palmeiras, Sport e Atlético Mineiro, que observam de perto o desempenho dos atletas durante as partidas da última sexta-feira(22), com a possibilidade de convocação para testes nas categorias de base dos clubes.

De acordo com Fernando Alves, co-organizador do evento, quatro atletas que participaram da edição anterior já firmaram contratos com grandes clubes, como o Bahia e o Vitória, após serem observados durante as partidas. Entre eles estão José David(sub-11) e André Carlos(sub-13), que agora fazem parte das categorias de base de clubes tradicionais do futebol brasileiro. “Esses exemplos mostram como eventos como estes são fundamentais para o desenvolvimento de atletas e para o fortalecimento da formação esportiva em Alagoas e em todo o Nordeste”.

Fernando também destaca a importância do apoio da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal de Esporte, sem os quais o evento não seria possível. “Só conseguimos realizar este evento com o apoio da prefeitura, que nos proporciona estrutura, segurança e conforto. A participação de clubes de renome e observadores de todo o país mostra a relevância dessa competição para o cenário do futebol juvenil”, afirmou Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *