Operação investiga fraude fiscal de R$ 150 milhões em Maceió e no interior

O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) deflagrou, nesta quarta-feira (13), a Operação LUX para investigar um esquema de fraude fiscal e lavagem de dinheiro que pode ter movimentado até R$ 150 milhões. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Maceió e Pilar. Ao todo, 26 pessoas e empresas estão na mira das autoridades.

De acordo com o MP, o grupo investigado teria emitido milhares de notas fiscais falsas por meio de um conjunto de empresas sediadas em Alagoas. A prática, de acordo com as apurações, prejudica a arrecadação de impostos, distorce a concorrência e impacta políticas públicas voltadas à população mais vulnerável.

As ordens judiciais foram autorizadas pela 17ª Vara Criminal da Capital, especializada no combate ao crime organizado. Participaram da ação a Secretaria da Fazenda (Sefaz/AL), a Procuradoria-Geral do Estado, as polícias Civil e Militar, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Polícia Científica.

De acordo com o promotor de Justiça Cyro Blatter, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf), o objetivo é responsabilizar os envolvidos, recuperar valores desviados e reforçar a importância do cumprimento das obrigações tributárias.

Fonte: Alagoas 24 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *