Projeto Inclusão em Ação leva serviços públicos aos moradores da Grota da Esperança

Com o compromisso de transformar a realidade das pessoas com deficiência em Maceió, a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) realizou, nesta quarta-feira (6), a primeira edição do projeto Inclusão em Ação.

A iniciativa, que levou serviços essenciais diretamente à comunidade Grota da Esperança, promovendo inclusão social, cidadania e bem-estar, ocorreu das 9h às 13h, na Associação dos Cegos de Alagoas (ACAL), no bairro Antares.

Mais do que uma atividade pontual, a ação visa fortalecer o sentimento de pertencimento e valorização das pessoas com deficiência, oferecendo serviços públicos, acolhimento e cuidado.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a diversos atendimentos, fruto da articulação da Semuc com outras pastas municipais, como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), entre outros.

Para Alexandro Oliveira, diretor-presidente da Associação Alagoana de Pessoas com Deficiência Visual, a iniciativa tem impacto direto na qualidade de vida da população. “Essa parceria é muito importante porque leva o atendimento itinerante para dentro das comunidades e instituições. Isso alivia os postos de saúde, alcança quem mais precisa e torna Maceió uma cidade mais inclusiva e acessível”, destacou.

A coordenadora de PCD na Semuc, Laura Cristina Bizerra, ressaltou a importância do projeto e falou especialmente sobre o cordão de identificação para pessoas com deficiências ocultas.

“O cordão de Iraçal é um serviço oferecido pela Semuc para pessoas com deficiências não visíveis, que muitas vezes passam por constrangimentos ao buscar atendimento prioritário. Esse cordão funciona como uma identificação que garante o respeito, a prioridade e a empatia que essas pessoas merecem. Ele não substitui o laudo médico, mas é um importante instrumento para que essas pessoas sejam reconhecidas e acolhidas com dignidade nos serviços públicos e privados”, explicou Laura.

A população acreditou no projeto e compareceu para garantir seus direitos e resolver demandas importantes.

Foi o caso da mãe Rafaela Silva dos Santos, 27 anos, moradora da grota da Esperança, que levou a filha de 1 ano 7 meses para se vacinar. “Eu vi a divulgação no WhatsApp e resolvi vir. O atendimento foi ótimo, estão de parabéns. Aqui na Grota faz muita falta um postinho de saúde, tem muita criança e o acesso é difícil. Essas ações ajudam demais, deveriam acontecer sempre”, disse Rafaela.

Outra beneficiária da ação, Maria Bernadette Silva, 58 anos, também moradora da grota da Esperança, aproveitou a oportunidade para atualizar seus dados no Cadastro Único. “Soube pela vizinhança e vim logo resolver. Essas ações ajudam muito, porque nem sempre conseguimos ir até os lugares mais distantes para resolver essas coisas”, concluiu.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Avenida Desembargador Mário Guimarães, nº 127 – Poço – Cep 57025-100 – Maceió/AL
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *