As manifestações convocadas por artistas, movimentos sociais e partidos de esquerda neste domingo, 21, em 27 capitais, unificaram as palavras de ordem contra a PEC da Blindagem e contra a anistia em uma estratégia que acendeu o alerta da oposição.
Apesar do apoio de 12 deputados do PT ao projeto que protege parlamentares de investigações, o fio condutor dos atos foi a rejeição à blindagem.
A simbiose entre as duas bandeiras ajudou a esquerda a realizar sua maior mobilização em muitos anos, no momento em que o centrão começa a recuar da proposta de uma anistia “ampla, geral e irrestrita”.
“A PEC da Blindagem ajudou a mobilizar mais que a anistia, e isso é visível. Esse foi um grito que ecoou em todo o Brasil”, disse à CNN Raimundo Bonfim, coordenador da Central de Movimentos Populares e da Frente Brasil Popular.
Questionado sobre o apoio de petistas à PEC, Bonfim, que é filiado ao PT, admitiu o desgaste: “Lamento que 12 deputados do PT tenham caído nessa manobra do centrão”.
A direita também reagiu. “A junção da PEC da Blindagem com a anistia merece todos os prêmios de marketing. É impressionante como permitiram essa barbaridade. É imprescindível que a direita levante um muro imediatamente. Que não paguemos uma conta que não é nossa”, escreveu Fábio Wajngarten no X.
Fonte: CNN


Aqui você encontra interatividade, dicas, entretenimento, politica, religioso, esportes de Alagoas, Brasil e mundo!