Talento e sensibilidade marcam participação de alunos de escolas municipais no Concurso de Redação da Esmal

Alunos de seis escolas da rede pública municipal de ensino se destacaram na 12ª edição do Concurso de Redações do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). Entre os premiados, a aluna da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Isabelly Beatriz Pontes dos Santos, foi um dos destaques do evento.

A cerimônia de premiação, que foi prestigiada pela subsecretária de Gestão Educacional, Marina Toledo, foi realizada na última terça-feira (14), no Pleno Desembargador Gerson Omena Bezerra, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), e homenageou os primeiros colocados de cada unidade de ensino participante.

A iniciativa visa promover a reflexão sobre temas relacionados à cidadania, aos direitos e deveres sociais, estimulando o pensamento crítico e a conscientização dos jovens, além de incentivar a leitura e ampliar o vocabulário.

Esse ano o concurso abordou o tema: “O preconceito contra a pessoa idosa na sociedade contemporânea”. Os três primeiros colocados de cada escola foram premiados com mochilas contendo kits escolares, e os vencedores do primeiro lugar receberam, ainda, um tablet. Os professores-orientadores e os diretores das escolas com melhor desempenho, também foram contemplados com tablets.

Isabelly conseguiu duas proezas: foi a primeira colocada da escola e destaque geral entre as escolas participantes com o melhor desempenho entre as escolas da rede pública municipal de ensino.

A estudante celebrou, emocionada, a conquista da maior nota no concurso da Esmal entre as escolas da rede pública municipal de ensino. Ela contou que receber o reconhecimento foi de uma alegria enorme e uma surpresa muito especial. Para Isabelly, o resultado superou suas expectativas, já que ao escrever a redação, não imaginava que o texto fosse chegar tão longe.

A estudante destacou, ainda, a importância do apoio das professoras e afirmou ser muito grata por cada orientação, incentivo e aprendizado. Para ela, escrever vai além de juntar palavras , é uma forma de expressão, crescimento e inspiração. “Escrever é poder inspirar outras pessoas a também terem o mesmo esforço e força de vontade”, explicou.

Orgulhosa de seu desempenho, Isabelly disse sentir-se muito feliz e orgulhosa de si mesma por ter conquistado o primeiro lugar. Ela espera que sua conquista sirva de incentivo para outros alunos e que mais estudantes tenham a mesma oportunidade de alcançar resultados positivos por meio da dedicação e do estudo.

Durante a cerimonia de premiação, a subsecretária de Gestão Educacional, Marina Toledo, destacou a realização do concurso de redação promovido pelo Tribunal de Justiça por meio da Esmal.

Segundo ela, iniciativas como esta despertam a criatividade e motivam os estudantes a acreditarem no poder da educação. Marina ressaltou , ainda, a importância de valorizar os participantes, parabenizando todos os alunos e, em especial, os finalistas. “Parabenizo os finalistas de hoje, pois eles representam com orgulho a força da nossa rede pública de ensino”, destacou.

A diretora da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Adriana Firmino de Lima, celebrou com entusiasmo a conquista da aluna Isabelly, vencedora do primeiro lugar no concurso de redação do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Segundo ela, o resultado é fruto do esforço, talento e dedicação da estudante, sendo motivo de grande orgulho para toda a comunidade escolar.

Adriana destacou, ainda, a sensibilidade da aluna ao abordar o tema da redação do concurso. “A Isabelly foi muito feliz ao se colocar como alguém que defende o idoso e seus direitos, chamando atenção para o cuidado e o respeito que devemos ter com essa população”, afirmou.

Para a diretora escolar, a redação da estudante comoveu e inspirou pela forma como trouxe reflexão sobre um tema social relevante. “Ela realmente foi brilhante e está de parabéns. É um orgulho imenso para a nossa escola”, concluiu.

O diretor da Escola Zumbi dos Palmares, Francisco Nivaldo Ferreira, foi reconhecido como diretor destaque premiado no concurso de redação. Para ele, o resultado representa mais do que uma coroação, “é fruto daquilo que a gente plantou com nossos alunos”, revelou.

Nivaldo ressaltou que o prêmio reflete o compromisso da equipe escolar em promover o crescimento integral dos estudantes, tanto no conhecimento quanto na formação cidadã. Segundo ele, a conquista foi possível graças ao empenho coletivo.

“Nossa escola teve a melhor média geral entre todas as redações, resultado do esforço conjunto de professores, da coordenadora Rosilda e de todos que acreditaram no potencial dos alunos”, afirmou.

O diretor destacou, ainda, que mesmo diante de desafios, a equipe manteve o foco. “Não deixamos a peteca cair. Trabalhamos juntos e o resultado foi a vitória da nossa escola”, concluiu, orgulhoso da conquista.

Alunos premiados da Rede Pública Municipal

• Escola Municipal Doutor José Haroldo da Costa

1º lugar: Maria Julia Omena

2º lugar: Maria Eduarda do O. Novaes

3º lugar: Maria Eduarda dos Santos Lopes Ferreira

• Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento

1º lugar: Emilly Clísia Félix dos Santos

2º lugar: Ana Beatriz Vieira da Silva

3º lugar: Vinícius Gabriel Santos Silva

• Escola Municipal Professor Antídio Vieira

1º lugar: Yasmim Vitória Oliveira de Albuquerque

2º lugar: Matheus Gabriel Ferreira de Lima

3º lugar: Sabrina Lee

• Escola Municipal Tradutor João Sampaio (Maior nota da rede)

1º lugar: Isabelly Beatriz Pontes dos Santos

2º lugar: Maria Beatriz da Conceição Silva

3º lugar: Naiara Balbino Costa

• Escola Municipal Silvestre Péricles

1º lugar: Isaac Raniel Silva Vital

2º lugar: Júlia Emília Costa Aurélio

3º lugar: Mirela Gabrielle Ramalho Valoz

• Escola Municipal Zumbi dos Palmares ( Maior média da rede)

1º lugar: Williane Michele da Silva Santos

2º lugar: Ana Jullya Ribeiro Pereira

3º lugar: Keliany Vitória da Silva Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *