Frentes cristãs no Congresso repudiam ala de desfile em homenagem a Lula

As frentes parlamentares Católica e Evangélica no Congresso Nacional criticaram e cobraram providências sobre o desfile da Acadêmicos de Niterói que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo (15). A apresentação incluiu ala que retratou “neoconservadores em conserva”.

O grupo, formado por 210 deputados e 26 senadores, anunciou que deve acionar a PGR (Procuradoria-Geral da República) e o Judiciário para a “responsabilização cível e criminal dos envolvidos”.

“A liberdade de expressão não é um salvo-conduto para o vilipêndio religioso nem para a perseguição ideológica institucionalizada”, defendeu o grupo.

Para a Frente Parlamentar Católica da Câmara, há “indícios de que o desfile tenha ultrapassado os limites estabelecidos pela legislação ao tratar de convicções religiosas”.

Composto por 194 deputados, o grupo cobrou a atuação dos órgãos competentes para a “devida apuração dos fatos e eventual responsabilização, caso confirmadas irregularidades”.

“A fé cristã integra a identidade histórica e social do Brasil e inspira valores que estruturam milhões de famílias brasileiras. Representações que possam ser interpretadas como desqualificação ou ridicularização dessas convicções não contribuem para o ambiente de respeito que a democracia exige”, afirmou a frente.

As duas frentes cristãs também ressaltaram que a apresentação contou com o apoio de recursos públicos.

As 12 escolas do Grupo Especial do Rio receberam repasse de R$ 1 milhão cada por meio de acordo entre a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro).

A alegoria da Acadêmicos de Niterói mirou retratar “um grupo que atua fortemente em oposição a Lula, votando contra a maioria das pautas defendidas por ele”, de acordo com a justificativa oficial da escola. A ala incluiu fantasias de pessoas em latas de alimentos em conserva.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *