Paulo Dantas destaca avanços de AL em ciência, tecnologia e inovação na Câmara Temática do Consórcio Nordeste

O governador Paulo Dantas participou, nesta quarta-feira (4), da Câmara Temática (CT) de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Nordeste. O encontro encerrou o ciclo de visitas aos seis grupos permanentes de trabalho da entidade, que se reuniram nas salas do Hotel Jatiúca, em Maceió.

Paulo Dantas afirmou que a Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento é uma das mais bem-sucedidas do Consórcio Nordeste, e destacou os avanços alcançados por Alagoas no setor.

“Tive a satisfação, durante meu mandato como governador, de multiplicar por quatro os investimentos em ciência, tecnologia e inovação, demonstrando nossa convicção no potencial do setor e na sua importância para a promoção do desenvolvimento regional, entendendo-o como uma das vocações do Nordeste”, disse Paulo Dantas.

Durante o encontro, a CT de Ciência e Fomento ao Conhecimento fez um balanço das ações do ano anterior e debateu a agenda para 2026, a exemplo da participação conjunta em eventos internacionais considerados estratégicos, como a Hannover Messe 2026, na Alemanha; e o Web Summit Lisboa 2026, em Portugal.

“Abordamos, ainda, a política de distribuição de bolsas de estudo em nível de mestrado no Nordeste, ressaltando a necessidade de fortalecer essa política nacional em colaboração com os governos estaduais. Destacamos o notável progresso do Nordeste em termos de conceito, qualificação e número de programas de pós-graduação, bem como a necessidade de aumentar a participação do governo federal para acompanhar esses resultados” disse o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, que preside a Câmara Temática.

O encontro aconteceu na Sala Piaçabuçu e reuniu representantes de sete estados da região. A secretária da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti), Aline Rodrigues, integra a CT e também participou da reunião.

Ela destacou que a região Nordeste tem demonstrado progresso significativo nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, ressaltando o crescente número de empresas de base tecnológica, incluindo as de Alagoas.

“Nossas tecnologias são comercializadas não apenas no âmbito regional e nacional, mas também internacionalmente. Contamos com profissionais altamente qualificados em nosso estado”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *