Saiba quando acionar a Defesa Civil de Maceió e como utilizar os canais de atendimento

A Defesa Civil de Maceió reforça à população a importância de utilizar corretamente os canais de atendimento disponíveis, garantindo respostas mais rápidas e eficientes em situações de risco.

199 é o número exclusivo da Defesa Civil e deve ser acionado sempre que houver situação de emergência ou risco à vida, como alagamentos, deslizamentos, rachaduras em imóveis ou outros cenários que exijam avaliação técnica imediata.

Para alertas preventivos, a população pode se cadastrar no serviço de SMS da Defesa Civil. O sistema informa sobre riscos iminentes na região cadastrada e auxilia na tomada de decisões, antes que a situação se agrave.

Em situações classificadas como alerta máximo, a Defesa Civil utiliza o Cell Broadcast, tecnologia que envia mensagens de emergência automaticamente para os celulares localizados na área afetada, ampliando o alcance da comunicação.

156, por sua vez, é a Central de Atendimento da Prefeitura de Maceió, indicada para demandas relacionadas tanto à Defesa Civil, como a outras secretarias municipais. Solicitações que não configuram emergência como serviços urbanos e administrativos, devem ser solicitadas neste canal, que fará o encaminhamento adequado.

“Quando cada cidadão utiliza os canais oficiais da Prefeitura de Maceió e da Defesa Civil, conseguimos agir com mais eficiência e proteger vidas. Nosso trabalho é melhor com a colaboração da população”, afirma Hugo Carvalho, coordenador do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió.

 A Defesa Civil segue atuando de forma integrada, reforçando a prevenção, o monitoramento e a comunicação com a população.

 Como se cadastrar para receber alertas por SMS: 

  • Pegue o celular e abra o aplicativo de mensagens;
  • Digite o número 40199 no campo de destino;
  • No corpo da mensagem, insira o CEP da sua região;
  • Envie uma mensagem. O cadastro é gratuito;

Pronto! Você passa a receber alertas da Defesa Civil Municipal direto no celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *