Vistoria técnica aponta descarte irregular na rede pluvial e explica forte odor na Pajuçara

Uma vistoria técnica realizada na quarta-feira (4) na orla da Praia de Pajuçara, em Maceió, confirmou que não há lançamento de esgoto sanitário na faixa de areia ou no mar. 

A inspeção foi feita por equipes do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). Durante a ação, foi identificada uma água de coloração esbranquiçada em frente a um condomínio residencial. 

Com o acompanhamento do responsável pela manutenção do local, os técnicos verificaram que o efluente tinha origem em uma pia usada para lavar panos de limpeza das áreas comuns. O material continha resíduos de produtos químicos, como sabão e cloro, e estava sendo lançado de forma irregular na rede de captação de águas pluviais.

O descarte indevido foi confirmado por meio de teste com corante, que apontou o ponto de origem do lançamento. Embora a rede pluvial leve o escoamento até a faixa de areia, a equipe não constatou que o volume observado estivesse efetivamente alcançando a areia durante a vistoria.

As equipes também explicaram que as “línguas de água” vistas na faixa de areia são resultado do retorno natural das marés, caracterizando água limpa do mar, e não indicam despejo de esgoto.

Sobre o odor percebido no local, os técnicos afirmaram que ele pode ser causado pelo acúmulo de Sargassum, alga comum no litoral nordestino, que ao se decompor libera gases com cheiro forte.

*Com informações da Ascom Iplam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *