Uma vistoria técnica realizada na quarta-feira (4) na orla da Praia de Pajuçara, em Maceió, confirmou que não há lançamento de esgoto sanitário na faixa de areia ou no mar.
A inspeção foi feita por equipes do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). Durante a ação, foi identificada uma água de coloração esbranquiçada em frente a um condomínio residencial.
Com o acompanhamento do responsável pela manutenção do local, os técnicos verificaram que o efluente tinha origem em uma pia usada para lavar panos de limpeza das áreas comuns. O material continha resíduos de produtos químicos, como sabão e cloro, e estava sendo lançado de forma irregular na rede de captação de águas pluviais.
O descarte indevido foi confirmado por meio de teste com corante, que apontou o ponto de origem do lançamento. Embora a rede pluvial leve o escoamento até a faixa de areia, a equipe não constatou que o volume observado estivesse efetivamente alcançando a areia durante a vistoria.
As equipes também explicaram que as “línguas de água” vistas na faixa de areia são resultado do retorno natural das marés, caracterizando água limpa do mar, e não indicam despejo de esgoto.
Sobre o odor percebido no local, os técnicos afirmaram que ele pode ser causado pelo acúmulo de Sargassum, alga comum no litoral nordestino, que ao se decompor libera gases com cheiro forte.
Fonte: Cada Minuto

Aqui você encontra interatividade, dicas, entretenimento, politica, religioso, esportes de Alagoas, Brasil e mundo!


