Mulheres ocuparam mais da metade dos empregos gerados Maceió em 2023
Elas são a bola da vez. Em 2023, mais da metade dos postos de trabalho criados em Maceió foram ocupados pelas mulheres. O número representa 50,28% das 13.561 carteiras assinadas na capital alagoana, superando a média nacional de 43,33%. Os dados são do último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda segundo a pesquisa, Maceió também foi responsável pela maioria dos empregos criados no estado (quase 60%), revelando o protagonismo da capital no desenvolvimento de Alagoas. O resultado é fruto da política de equidade, inclusão e cidadania da gestão JHC, que vem priorizando pautas como a da mulher.
Cerca de 10% das vagas de empregos oferecidas pela Prefeitura de Maceió, através do Sine Maceió, são reservadas para as mulheres vítimas de violência. Outras iniciativas pioneiras voltadas para a população feminina, criadas na atual gestão, é o Emprega Mulher, que já formou 800 maceioenses com uma nova profissão, e o Banco da Mulher Empreendedora, que financiou outras 800 mulheres com crédito social entre R$ 1.200 e R$ 3.600 para abrirem o próprio negócio.
Para o prefeito de Maceió, JHC, todas essas ações permitiram a transformação de vida que muitas delas precisavam para ter mais dignidade, independência financeira ou sair de relações abusivas. Ele afirmou ainda ser recompensador vê-las sendo, finalmente, maioria nos novos postos de trabalho criados em Maceió, cujo espaço historicamente era dominado por homens.
“Nossa gestão sempre priorizou a pauta das mulheres com políticas públicas que promovessem o empreendedorismo, a capacitação profissional e a inclusão da população feminina no mercado de trabalho. Fico muito feliz quando muitas beneficiadas com nossos programas chegam para contar que conseguiram resgatar a autoestima e a liberdade financeira que tanto sonharam e isso, pra mim, não tem preço”, comemorou.
Fonte: tnh1.com.br