Outubro Rosa: Dia ‘D’ nas Unidades de Saúde mobiliza usuários com intensificação de serviços

Durante todo mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) está com uma programação repleta de atividades voltadas à campanha Outubro Rosa 2023 para sensibilizar os maceioenses sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Dia ‘D’ nas Unidades de Saúde visa promover a intensificação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta quarta-feira (11), aconteceu o 1º Dia ‘D’ em todas as Unidades de Saúde do I, III e VII Distrito Sanitário. Na oportunidade, os profissionais dos equipamentos de saúde estiveram mobilizados na ação disponibilizando exames citopatológicos, exame clínico das mamas, aferição de pressão arterial, glicemia, teste rápido, vacina, solicitação de mamografia, sala de espera com assuntos alusivos à saúde da mulher e avaliação odontológica.

“Essa ação é um momento no qual intensificamos os serviços e atendimentos em saúde aos usuários, buscando reforçar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Ainda teremos outras ações ao longo do mês, mas é válido ressaltar que os cuidados com a saúde devem ser contínuos e não somente este mês”, pontuou a coordenadora técnica de Atenção à Saúde da Mulher, Suzângela Mendonça.

II Centro de Saúde

A Unidade de Referência em Saúde (URS) Dr. Diógenes Jucá Bernardes (II Centro de Saúde), localizada no Poço, intensificou os serviços nesta quarta oferecendo exames citopatológicos, testes rápidos, vacinação, solicitação de mamografia e palestras sobre prevenção ao câncer de mama. 

A diretora do II Centro de Saúde, Vanessa Melo, ressaltou a importância da ação e lembrou que as atividades educativas sobre a temática acontecem de forma rotineiramente na unidade. “Ações educativas como essa são importantes para reforçarmos para as nossas usuárias que elas devem buscar a prevenção contra o câncer de mama. No II Centro, trabalhamos o tema não só agora em outubro, mas rotineiramente, pois os cuidados contra essa doença devem ser durante todo o ano”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *