Festival Penedo Sabor & Jazz vira referência em Alagoas: Hotéis com 100% de ocupação, 1.300 pratos vendidos e mais de três mil pessoas circulando no local do evento

Festival Penedo Sabor & Jazz vira referência em Alagoas: Hotéis com 100% de ocupação, 1.300 pratos vendidos e mais de três mil pessoas circulando no local do evento

O Festival Penedo Sabor e Jazz já é um novo atrativo da Cidade Criativa da Unesco e Destino Turístico Inteligente. O projeto piloto lotou a rede hoteleira e atraiu mais de 3.000 pessoas, locais e turistas, para o evento que uniu comida e música de qualidade.

O fluxo de visitantes no último final de semana de julho movimentou serviços e os meios de hospedagem locais, com hotéis e pousadas registrando 100% de ocupação, como foi o caso do Hotel São Francisco e das pousadas Central e Vila do Penedo, por exemplo.

Bárbara Braga administra a Secretaria de Estado do Turismo e reforça a importância do empenho do poder público em trabalhos desse tipo.

“É sempre importante fomentarmos e incentivarmos eventos como o Festival Penedo Sabor e Jazz porque incrementam a nossa economia, aquecendo a ocupação hoteleira e movimentando a cidade. A lotação de alguns empreendimentos só comprova como, de fato, a gastronomia é um dos principais atrativos para o Destino Alagoas, e atrair cada vez mais eventos, pessoas de outros estados e de todo o mundo, nos consolida no cenário mundial”, ressalta Bárbara.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Alagoas, uma das parceiras do Penedo Sabor e Jazz,  1.300 pratos foram vendidos durante o festival que reuniu 12 restaurantes – onze de Penedo e um de Piaçabuçu – e uma sorveteria (Piaçabuçu) comercializando delícias no evento.

Bebidas penedenses como Kombucha Pirá, Cachaça Donzela, água de Coco Coco Bom e Cerveja Artesanal da Camurupim também foram vendidas no evento vencedor do edital lançado pelo Sebrae Alagoas.

E pra quem acha que o grande fluxo de gente em Penedo se concentrou apenas na área do festival, se engana. O movimento foi tão intenso que os restaurantes da cidade também ficaram cheios.

“O Festival Penedo Sabor & Jazz movimentou a cidade como um todo, meus estabelecimentos, Hango’s e Dunelli, ficaram lotados. Nosso delivery, por exemplo, não parou durante os dois dias de evento. Organização e estrutura impecáveis. Agradeço a Prefeitura de Penedo e a todos os envolvidos. Espero que eventos como esse se repitam”, disse o empresário Marcos Batalha.

Estima-se um impacto acima de meio milhão de reais na economia penedense, associado a receitas diretas e indiretas ao festival. O resultado foi tão positivo que deve fixar o Penedo Sabor & Jazz no calendário anual de eventos do município.

“O festival consolida o compromisso da Prefeitura de Penedo em fomentar a economia criativa com a principal plataforma para o desenvolvimento do turismo. A Cidade Criativa da UNESCO obtém resultados fantásticos como destino turístico, que ancora sua atratividade na história e na cultura”, ressaltou Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa.

Para Vinícius Lages, diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, a realização de eventos da natureza do Penedo Sabor & Jazz, tem implicações positivas, pois a combinação de música e gastronomia atrai tanto o público local, quanto visitantes de outras regiões, além do significativo impacto econômico.

“Ao vincular o seu nome a um evento inovador que integra arte, cultura e lazer, Penedo fortalece sua identidade como um centro de criatividade e inovação. Para o Sebrae, muito além do patrocínio, o evento oferece uma oportunidade de mapear iniciativas em todo o estado, onde possamos oferecer suporte técnico e expertise em gestão de negócios e eventos, o que pode garantir a qualidade e a sustentabilidade dos eventos, maximizando seus benefícios para a economia e sociedade local”, disse Lages.

A edição piloto do Festival Penedo Sabor e Jazz enalteceu a gastronomia do município e proporcionou o diálogo entre a arte musical e a cultura típica penedense, estimulando o empreendedorismo criativo e a integração de bares e restaurantes locais, através do resgate de receitas tradicionais e inovação da culinária penedense.

Gerson Fonseca é engenheiro e veio de Maceió prestigiar o festival. “Gastronomia, jazz e Penedo foi a simbiose perfeita da explosão de sabores com a intimidade do jazz em um local histórico e excepcionalmente acolhedor para gerar momentos memoráveis e celebrar a vida. Receita irretocável de promoção do turismo e da cultura”, afirmou.

“O Festival Penedo, Sabor e Jazz atraiu um público qualificado, que pôde apreciar boa música e todas as delícias gastronômicas locais, além das belezas naturais e particularidades do Destino Penedo. Na ocasião, o setor de bares e restaurantes exprimiu a gastronomia e seus serviços que estimularam, de certa forma, o fortalecimento da categoria”, disse Marcus Batalha, presidente da Abrasel Alagoas.

Chefs renomados e conhecidos nacionalmente compartilharam seus conhecimentos com o público em aulas-show que aconteceram dentro da Unidade Móvel de Gastronomia do Senac, inaugurada durante o evento. Os chefs Jonatas Moreira, Antônio Mendes, Serginho Jucá e Vitor Generoso utilizaram ingredientes regionais em suas receitas.

O Chef Antônio Mendes, do Restaurante Nalva Cozinha Autoral, localizado em Piranhas, além de ter preparado um MC Chico na sua aula-show, aproveitou para prestigiar e curtir o Destino Penedo.

“Na aula-show, além de ter contado um pouco da minha história profissional, fiz um MC Chico, um sanduíche com peixe do Rio São Francisco e também utilizei ingredientes locais, como o pão de milho. Foi uma interação bem legal, o público foi muito participativo. Fiquei bastante feliz com o resultado e principalmente com a troca de conhecimento. E sobre a minha experiência do Destino Penedo, foi fantástica! Tive a oportunidade de passear e pescar no Velho Chico. Foi incrível poder ver toda a diversidade de pescados da região. Só tenho a agradecer e espero voltar em breve”, disse Mendes.

A parte artística do Festival Penedo Sabor & Jazz ficou por conta da MPB, da Bossa Nova e do Jazz, a grande estrela do evento. O ritmo musical potencializou ainda mais o sucesso do festival, e trouxe Rony Ferreira Sexteto, Ricardo Lopes Trio, Ana Gal e Clube do Jazz Maceió, além de atrações locais como Francis Batista e a dupla Júnior Maia e Núbia Alexandre.

O público ainda pôde participar de três oficinas musicais: de Saxofone, com Everaldo Borges; de Harmonização e Improvisação com a Guitarra, com Ricardo Lopes e Linguagem de Jazz e Improvisação, com Rony Ferreira Sexteto.

“Para mim, a iniciativa do festival foi ótima. Além das apresentações musicais, o evento também acertou em realizar oficinas e workshops com renomados músicos da cena da música instrumental alagoana, mostrando, assim, a valorização e o respeito para com os artistas locais. Sem dúvida, ao realizar o evento, Penedo largou na frente de outros centros culturais”, disse o músico Félix Baigon.

O Festival Penedo Sabor e Jazz teve mais um diferencial: a Unidade Móvel de Gastronomia do Senac Alagoas, que foi inaugurada do primeiro dia de evento. A carreta-escola foi palco de toda a programação gastronômica e recebeu o público que participou de oficinas e aulas-show com instrutores da instituição e chefs renomados.



“Nós acreditamos no poder transformador da educação profissional e, também, de que todos os alagoanos têm potencial e precisam desenvolver seus talentos nas mais diversas áreas. Com essa unidade móvel, vamos alcançar essas pessoas, aumentar nossa capilaridade e levar educação e oportunidade a todos”, afirmou Felipe Dietschi, diretor Regional do Senac Alagoas.



Fonte: Cada Minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *