Câmeras são instaladas para monitorar segurança em Maceió; equipamentos não são de fiscalização de trânsito
Como medida de renovação do parque tecnológico, a Prefeitura de Maceió, por meio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) está instalando câmeras para o monitoramento de segurança na capital alagoana. Os equipamentos não têm qualquer ligação com o trabalho de fiscalização de trânsito.
A assessoria de Comunicação informou que ao todo, serão 99 pontos colocados nas entradas e saídas da cidade e também em locais estratégicos de ruas e avenidas da capital.
“O posicionamento de cada conjunto foi definido de forma estratégica, para assim, termos mais informações sobre as principais vias de circulação de veículos da cidade e também de outras ruas. Isso nos possibilita elaborar melhor o nosso trânsito”, informou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.
As câmeras utilizam ferramentas de Inteligência Artificial, machine learning, em estrutura de Big Data para atuarem na contagem de frota, tempo de viagem e identificação veicular. Com a tecnologia, será possível a execução de estudos da mobilidade urbana de Maceió. Com os novos equipamentos, será possível realizar o monitoramento em tempo real das regiões na área de instalação e também no entorno do perímetro.
“Não só para a mobilidade, mas essas câmeras são um ganho para a segurança do cidadão maceioense e daqueles que visitam a nossa cidade, seja a lazer ou trabalho. Imaginem uma situação na qual um veículo foi furtado. Com o auxílio do monitoramento, ele pode ser recuperado e entregue ao proprietário”, pontuou André.
O titular do DMTT ainda destacou outra utilidade para os novos equipamentos. “Veículos roubados, furtados, clonados e/ou que tenham sido utilizados para práticas criminosas são os verdadeiros alvos dessas câmeras”, destacou.
Para André Costa, a medida é necessária devido ao desenvolvimento da cidade. “Maceió está em constante crescimento e medidas como essa dão à cidade condições de evoluir ainda mais. Vamos seguir fortes, com o apoio das forças policiais, da Guarda Municipal e garantir o bem-estar das pessoas”, concluiu.
Fonte: Cada Minuto