IMA recolhe amostras de água para identificar causa da morte de peixes no Litoral Norte
Centenas de peixes foram encontrados mortos em praia na Barra de Santo Antônio. Foto: Cortesia
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) informou, em nota, que recolheu amostras de água para identificar a causa da morte de centenas de peixes encontrados em uma praia na Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte do estado, nesse fim de semana. Um vídeo gravado por populares mostra os animais boiando na margem.
Edson Holanda, que possui uma casa de praia no local, relatou que os peixes foram encontrados mortos no último sábado (14). Ele conta que caminhava pela areia quando avistou os animais. “O Rio Santo Antônio deságua nesta praia, o que indica que o rejeito da cana-de-açúcar pode ter contaminado o rio e chegado à praia”, analisou.
“O Instituto do Meio Ambiente (IMA) informa que colheu amostras de água para tentar identificar as possíveis causas da mortandade. Um relatório deve ser divulgado em até 10 dias”, diz a nota do órgão.
Já a Prefeitura da Barra de Santo Antônio informou que acionou os órgãos responsáveis assim que soube da morte dos peixes e que aguarda o relatório do IMA para tomar as medidas necessárias.
Pescadores do município afirmam que todos os anos peixes aparecem mortos na região. Em outubro do ano passado, a mesma situação foi registrada no Rio Santo Antônio.
Fonte: Gazeta Web