Cinema para todos: Mostra Inclusão estreia na 15ª Mostra Sururu com filmes acessíveis
Nos dias 26, 27, 28 e 30 de setembro, Maceió se tornará palco de uma iniciativa pioneira em acessibilidade no audiovisual, com a estreia da “Mostra Inclusão”. A ação faz parte da 15ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano e tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência, oferecendo filmes com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, janela de Libras e legendas descritivas, além de oficinas voltadas para o tema.
A programação da Mostra Inclusão contará com a exibição de seis filmes alagoanos, entre curtas e longas-metragens, e será realizada no Centro Cultural Arte Pajuçara, com sessões gratuitas e abertas ao público. Todos os filmes foram selecionados a partir do “Mapeamento de Acessibilidade”, lançado em 2023 em parceria com o portal Alagoar, com o objetivo de identificar produções locais que já contemplem esses recursos.
Entre as obras selecionadas estão “Naquele Domingo O Sol Me Chamou Para Dançar”, de Bárbara Lustoza, e “Cavalo”, de Raphael Barbosa e Werner Salles Bagetti, que serão exibidas no dia 26 de setembro. Já no dia 27, o público poderá assistir a filmes como “Diafragma”, de Robson Cavalcante, e “Impedimento”, de Renata Baracho, este último trazendo uma reflexão sobre o amor das mulheres pelo futebol em Alagoas, a terra da Rainha Marta.
O Mapeamento de Acessibilidade segue disponível para receber novas obras, no link: https://encurtador.com.br/eOQ6c
A Mostra Inclusão da 15ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano é uma produção da Sambacaitá Produções, com apoio do Alagoar, do SESC Alagoas, do Empire Studio BR e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). É uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL), com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió, pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas e patrocinado pelo Sebrae Alagoas.
Formação em acessibilidade audiovisual
Além das exibições de filmes, a Mostra Inclusão também trará oportunidades de aprendizado para profissionais e interessados na área de acessibilidade. Nos dias 28 e 30 de setembro, serão realizadas oficinas sobre gravação de intérpretes de Libras e consultoria para audiodescrição. As oficinas ocorrerão no Empire Studio BR e no Sesc Poço, e contarão com intérpretes de Libras e audiodescritores narradores, tornando o ambiente ainda mais inclusivo.
As inscrições para essas oficinas estarão abertas a partir do dia 19 de setembro no site oficial da Mostra Sururu (www.mostrasururu.com.br).
Inclusão e responsabilidade social
A Mostra Inclusão é um marco importante para a difusão do cinema alagoano com foco na diversidade e na inclusão de pessoas com deficiência. Além de exibir filmes acessíveis ao público final, o evento busca incentivar que mais produções audiovisuais adotem esses recursos, ampliando o alcance cultural no estado.
O Sebrae Alagoas, patrocinador oficial do evento, reconhece a importância da cultura como uma ferramenta de transformação social. “O Sebrae acredita no impacto que a arte pode ter para o crescimento cultural de um estado e se compromete em apoiar projetos que visam à inclusão e à responsabilidade social”, destacou a instituição em nota.
Programação de Filmes Acessíveis – Mostra Inclusão na 15ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano:
26/09 (quinta-feira), 14h às 17h
Naquele Domingo O Sol Me Chamou Para Dançar, de Bárbara Lustoza
Cavalo, de Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti
27/09 (sexta-feira), 14h às 17h
Diafragma, de Robson Cavalcante
Foi-se Como Uma Foice, de Felipe Neves
Delas, de Karina Liliane
Impedimento, de Renata Baracho
Todos os filmes exibidos contarão com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, janela de Libras e legendas descritivas. Confira a programação completa da Mostra Inclusão no Instagram @mostrasururu.
Serviço:
O quê: Mostra Inclusão da 15ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano
Quando: Exibição de filmes: 26 e 27 de setembro
Onde: Centro Cultural Arte Pajuçara
———
O quê: Oficinas de acessibilidade
Quando: 28 e 30 de setembro
Onde: Empire Studio BR e Sesc Poço
Inscrições: A partir de 19 de setembro, no site www.mostrasururu.com.br
Entrada: Gratuita
Fonte: Mostra Sururu