Vitrine do Novo PAC do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e cartão de visitas do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o túnel Santos-Guarujá é um caso raro de coabitação política entre os dois potenciais adversários na corrida pelo Palácio do Planalto em 2026.
A obra da ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos previa um investimento de R$ 6 bilhões entre recursos federais e estaduais, sendo que parte destes recursos já estão disponíveis no caixa da Autoridade Portuária de Santos.
A gestão compartilhada da obra entrou em xeque quando o presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, enviou na semana passada um ofício ao governador na qual manifesta “preocupação institucional” com a republicação do edital de concorrência.
O documento, ao qual a CNN teve acesso, foi enviado também para o ministro de Portos e Aeroporto, Silvio Costa Filho, que é do Republicanos — mesmo partido de Tarcísio — e outras autoridades do governo federal.
“A Autoridade Portuária de Santos S.A vem por meio desta registrar e manifestar a sua preocupação institucional quanto a republicação do Edital de Concorrência Internacional referente à Concessão Patrocinada dos serviços públicos de construção, operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do Sistema de Integração do Túnel Imerso Santos-Guarujá”, diz o documento em sua introdução.
Segundo o ofício, o edital republicado prevê investimentos na ordem de R$ 6,8 bilhões, o que representa acréscimo de R$ 800 milhões em relação à estimativa inicial.
Fonte: Agência Brasil


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