Concurso de Merendeiras abre prazo para inscrição de receitas em 21 municípios de Alagoas

Com a etapa de capacitações concluídas, o Concurso de Merendeiras promovido pelo Sebrae Alagoas entra em uma nova fase. A partir de 30 de junho até 11 de julho, profissionais da alimentação escolar dos 21 municípios classificados poderão inscrever suas receitas nas categorias doce e salgada.

Ao longo da competição, o Sebrae Alagoas irá distribuir mais de R$40 mil em prêmios, contemplando as etapas municipal e estadual. A primeira disputa vai acontecer no dia 16 de agosto e irá selecionar as melhores receitas em cada município. As vencedoras receberão R$500 e avançam para a fase regional. Os primeiros e segundos colocados dessa etapa disputarão a estadual.

A analista do Sebrae Alagoas, Tatiana Eigler, destaca os critérios de avaliação das receitas: originalidade, sabor, valor nutricional e uso de ingredientes da agricultura familiar, além da adequação ao paladar das crianças.

“Concluímos a etapa de capacitação, com conteúdos teóricos e práticos voltados para orientar as merendeiras sobre o uso de alimentos de qualidade na alimentação escolar, com destaque para os produtos da agricultura familiar. Agora aguardamos as inscrições, torcendo para que as receitas reflitam a realidade local, valorizando os ingredientes disponíveis nos municípios e promovendo pratos cada vez mais nutritivos e saborosos”, declarou

Capacitação para merendeiras, nutricionistas e produtores rurais

A edição de 2025 do Concurso de Merendeiras teve início em abril, com uma chamada pública direcionada aos municípios alagoanos. Vinte e um deles cumpriram os critérios estabelecidos e foram classificados para as etapas seguintes, em que o Sebrae promoveu uma série de capacitações, nos meses de maio e junho, para auxiliar no desenvolvimento das receitas e também para fortalecer o fornecimento de produtos da agricultura familiar às escolas da rede municipal.

Os profissionais da alimentação escolar, incluindo merendeiras e nutricionistas da rede de ensino dos municípios classificados, passaram por duas capacitações. Na primeira, eles receberam orientações sobre os ingredientes e as práticas permitidas e proibidas no preparo da merenda, de acordo com as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Depois, em parceria com o Senac, os municípios tiveram oficinas voltadas para o preparo das receitas, com o ensino de técnicas de corte e empratamento e a harmonia dos pratos.

Os agricultores familiares dos municípios classificados também tiveram acesso a uma capacitação, realizada com o apoio das secretarias de agricultura, com informações para auxiliar os produtores a se tornarem aptos para fornecer seus produtos para as escolas.

Sabor e qualidade na merenda escolar

Criado em 2019, o Concurso de Merendeiras nasceu com o objetivo de melhorar a qualidade nutricional e o sabor da merenda escolar, reconhecendo que, para muitas crianças e adolescentes, essa é a principal refeição do dia.

O concurso também valoriza o papel dos profissionais de nutrição que atuam junto à rede escolar. Segundo Tatiana Eigler, as fichas técnicas elaboradas pelos nutricionistas garantem a qualidade nutricional das receitas, além de permitir que elas sejam replicadas em outras escolas.

Pela primeira vez, o Concurso de Merendeiras vai premiar também receitas doces, mostrando que é possível unir sabores que atendem ao paladar infantil, sem adição de açúcar e que auxiliem na promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Fonte: Ascom Governo Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *